Uma das principais novidades é que a Receita Federal está permitindo que os contribuintes declarem o Imposto de Renda 2025 através do aplicativo oficial do órgão, facilitando a entrega dos documentos na palma da mão. O preenchimento das declarações do IR começaram na última segunda-feira (17/03) e, diferente do ano passado, podem ser feitas através do app Receita Federal.
O aplicativo pode ser encontrado nas lojas oficiais dos sistemas Android (Google) e iOS (Apple), mas com o novo nome, pois o “Meu Imposto de Renda” foi desativado. De acordo com a RF, foram implantados novos serviços no app, mas todas as antigas funcionalidades seguem ativas para quem quiser declarar seu IR nele ou ter outras informações.
Mais informações sobre o Imposto de Renda 2025
Com o avanço das tecnologias, novos mecanismos facilitam que os contribuintes façam as declarações dentro do período previsto. A expectativa da Receita é alcançar, este ano, 57% das declarações por meio do sistema pré-preenchido, aumentando o percentual do ano passado que foi de 41,2% nessa condição.
Vale ressaltar que quem precisa declarar o Imposto de Renda são pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888, assim como aquelas que obtiveram receita bruta da atividade rural acima de R$ 169.440.
Documentos para declarar o IR
- Informações da declaração anterior do contribuinte: identificação, endereço
- Rendimentos e pagamentos da Dirf, Dimob, DMED e Carnê-Leão
- Rendimentos isentos em função de moléstia grave e códigos de juros
- Rendimentos de restituição recebidas no ano-calendário
- Contribuições de previdência privada
- Atualização do saldo de conta bancária e poupança
- Atualização do saldo de Fundos de investimento
- Imóveis adquiridos no ano-calendário
- Doações efetuadas no ano-calendário
- Informação de Criptoativos
- Conta bancária/poupança ainda não declarada
- Fundo de investimento ainda não declarado
- Contas bancárias no exterior