Em 2023, Bill Gates, o bilionário fundador da Microsoft, surpreendeu muita gente ao fazer um post em seu blog elogiando o Brasil. Mais especificamente: o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Bolsa-Família. O texto tem o título “Lições em salvar vidas do Brasil: o que o maior país da América do Sul pode ensinar ao mundo sobre sistemas de saúde”.
O bilionário começa o texto dizendo que já era um grande fã do país desde que nos visitou pela primeira vez, lá em 1995, mas só foi realmente apreciar o sistema de saúde do país quando ele mesmo foi trabalhar na área. Gates tem a Fundação Bill & Melinda Gates, que financia projetos de saúde no mundo inteiro.
Em três décadas, o Brasil diminuiu a mortalidade de mães em quase 60% e a de crianças de menos de cinco anos em 75%. Na década seguinte da criação do SUS – isso foi em 1990 -, “as mortes por doenças não transmissíveis e causas maternas, neonatais e nutricionais começaram a diminuir e a expectativa de vida aumentou. Com o aumento dos serviços de atenção primária à saúde, até as hospitalizações caíram”, afirma o texto de Gates.
O texto reconhece que, sim, o país ainda tem muitos desafios a enfrentar, como cortes de orçamento e a falta de acesso para parte da população, mas destaca que o sistema não precisa ser perfeito para servir de exemplo do que acontece quando um país investe em cuidar da saúde da sua população mais vulnerável.
Gates também elogiou o Bolsa Família
O dono da Microsoft destaca que, além deter ajudado a tirar quase um quinto da população da pobreza, o Bolsa Família também ajudou a incentivar famílias a entrarem no sistema de saúde – exigindo vacinas e os cuidados pré-natal, por exemplo -, sendo um dos fatores da diminuição da mortalidade infantil no país.