Conforme as autoridades investem em novos métodos de segurança, infelizmente os criminosos tentam de todo jeito aplicar golpes, ao tentar driblar os mecanismos de proteção. Desta vez, um golpe chamou a atenção após a Delegacia da Polícia Federal em Caruaru, Agreste de Pernambuco, desarticular um esquema de fraudes previdenciárias milionário. As vítimas eram aposentados e pensionistas do INSS e, antes da polícia encontrar os culpados, cerca de R$70 mil de benefícios foram roubados.
De acordo com o G1, o golpe era feito em diversos lugares e cerca de 27 unidades da federação do INSS estavam corrompidas. A polícia descobriu que o esquema estava ocorrendo em Garanhuns, Agreste de Pernambuco, no qual chegaram ao local com busca e apreensão. Nessa operação, foram apreendidos um notebook, um smartphone e uma pistola calibre 9mm.
Entenda melhor como funciona o golpe do INSS
Os criminosos acessaram o servidor do órgão, permitindo que tivessem acesso a diversas agências do Brasil, desbloqueando benefícios previdenciários. De acordo com as autoridades, as transações fraudulentas começaram em 2022 e, de lá pra cá, conseguiram desbloquear indevidamente 70 mil benefícios em todas as 27 unidades da federação.
Além disso, eles também conseguiram liberar empréstimos consignados no valor estimado de R$ 945 milhões, nos quais foram feitos com ou sem o conhecimento dos beneficiários. Para isso, o golpista usava o servidor desbloqueado para permitir a contratação de empréstimos, sem a solicitação do titular ou de seu representante legal.
Conforme a investigação avançou, a Justiça Federal determinou o afastamento cautelar do servidor de suas funções no INSS enquanto as investigações prosseguem, por ser suspeito de permitir que todos os golpes fossem cometidos.