A missão Artemis 2 ganhou muito destaque na mídia por ser a primeira missão tripulada da NASA em direção à Lua em mais de 50 anos. Mas, diferente do que muita gente estava imaginando, a missão não pousou no satélite natural. A missão, que decolou na quarta-feira passada (1º), já completou sua órbita ao redor da Lua, fazendo história ao passar pelo lado oculto do satélite, e iniciou sua trajetória de volta à Terra.
A passagem pelo lado oculto da Lua é considerada uma das etapas mais críticas da missão, já que, durante ela, a tripulação ficou temporariamente incomunicável com a Terra, algo já previsto pela NASA (mas que não deixa de ser um momento um tanto quanto tenso). Depois de passar pelo lado oculto, a cápsula Orion já começou a seguir pelo trajeto de “retorno livre”, que naturalmente conduz a nave de volta ao nosso planetinha azul.
A missão Artemis 2 está prevista para pousar na Terra nesta sexta-feira (10). A cápsula Orion vai deixar os quatro astronautas a bordo no Oceano Pacífico, perto da costa de San Diego, nos Estados Unidos.
Missão da NASA revelou imagem inédita da Lua
A Artemis 2 divulgou um registro da bacia Orientale na Lua, a primeira vez que a bacia é vista inteira por olhos humanos. Essa bacia foi formada pelo choque de um asteroide contra a Lua há bilhões de anos, com a região apresentando anéis concêntricos e se estendendo entre as faces visível e oculta do satélite. A NASA publicou o registro nas suas redes.
“História sendo feita. Nesta nova imagem da nossa equipe do @NASAArtemis II, você pode ver a bacia Orientale na borda direita do disco lunar. Esta missão marca a primeira vez que toda a bacia é vista com olhos humanos”, afirma a legenda do post.




