Na última sexta-feira (21), o governo da Bahia sancionou dois programas estaduais que prometem ajudar a população de baixa renda a acessar a Carteira de Habilitação: o CNH da Gente e o CNH na Escola. Saiba mais sobre os programas e entenda quem pode acessá-los. Os programas garantem isenção das taxas do Detran-BA para a concessão da primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, sem custos para os beneficiados.
“Celebramos esse momento que vai contribuir muito com as famílias em vulnerabilidade social que terão direito à habilitação gratuita”, comemorou o diretor-geral do Detran-Ba, Rodrigo Pimentel. “Grande parte dos contemplados vai utilizar o documento para gerar renda através dos aplicativos de transporte. Quem participar terá apenas que se dedicar para passar nas provas, contribuindo para um trânsito mais seguro e humanizado.”
Quem terá acesso a Carteira de Habilitação gratuita?
O público-alvo dos programas são:
- Inscritos no CadÚnico, que considera família de baixa renda aquela com renda mensal per capita de até meio salário-mínimo;
- Estudantes do Ensino Médio ou da Educação Profissional e Tecnológica, da rede pública estadual de ensino.
“Estamos falando de 10 mil vagas no programa CNH da Gente, das quais 5 mil são destinadas a estudantes da rede estadual com mais de 18 anos e que fazem parte do Bolsa Presença. Além disso, 2 mil vagas são reservadas para estudantes com menos de 17 anos, que terão a oportunidade de realizar a parte teórica da habilitação ao longo de dois anos”, declarou secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, segundo o site do Detran-BA.
Interessados em participar dos programas podem encontrar mais informações no site do Detran-BA.