Assim como vem ocorrendo nos últimos anos, os aposentados e pensionistas do INSS estão aguardando a confirmação sobre o adiantamento do 13° salário para este ano. De acordo com as últimas atualizações, o governo federal estuda antecipar o benefício e a sugestão foi enviada pelo Ministério da Previdência à Fazenda, após a aprovação do Orçamento 2025. O jornal O Globo foi quem divulgou a informação dada por técnicos do governo.
Como a medida já foi adotada em 2024, não será considerada algo que tenha impacto fiscal, mas precisa de aprovação, mesmo com o gasto previsto na folha. Antes, o 13º a aposentados e pensionistas era pago no segundo semestre do ano, em agosto e novembro, mas desde 2020, os governos optaram por antecipar esses valores. Por isso, a expectativa é de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assine a liberação da antecipação do benefício até início de abril, permitindo que o pagamento da primeira parcela ocorra até o final do mês e a segunda seja em maio.
Quem terá direito ao 13° pelo INSS?
Para 2025, os beneficiários que vão receber o 13° salário pelo INSS são os que tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão da Previdência Social. No entanto, o governo federal não revelou a totalidade de pessoas que estão inclusas no sistema.
Em fevereiro deste ano, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagou mais de 40 milhões de benefícios, cerca de R$ 82,2 bilhões. Além disso, estima-se que 28,5 milhões de pessoas, cerca de 70% do total dos aposentados e pensionistas, receberam um salário-mínimo (R$ 1.518), sendo que, outros 12,2 milhões de beneficiários estão acima do piso nacional, entre esse quantitativo, 10,6 mil ganham o teto da Previdência Social.