O aparelho celular se tornou item fundamental, capaz de armazenar todos os tipos de informações pessoais, como aplicativos de contas bancárias, deixando ainda mais atrativo para que criminosos se interessem pelo smartphone, além do próprio valor de mercado que ele tem. No caso do iPhone, o sistema iOS oferece alguns mecanismos de busca em caso de furto ou roubo e ativá-lo é bem simples.
Nesses casos, é possível tentar recuperar o aparelho mesmo que ele esteja desbloqueado na hora do incidente, através da função de uma função de automação que está presente no app Atalhos, que impede que terceiros ativem o modo avião do aparelho. Isso porque, para encontrá-lo por outros dispositivos, o aparelho não pode entrar em modo avião.
Entenda melhor como funciona automação do iPhone em caso de roubo
Quem desenvolveu esse mecanismo foi o designer espanhol Diego Jimenez, que aproveitou o espaço nas suas redes sociais para compartilhar essa informação. Na época, ele publicou no X, explicando que a ferramenta pode ser útil em caso de roubos e ainda dá dicas de como melhorar a segurança do iPhone (iOS). Para ativá-la em 2025, desative a Central de Controle na tela bloqueada:
- Vá em “Ajustes” > “Face ID e Código” (ou “Touch ID e Código”).
- Insira sua senha.
- Desative a opção “Central de Controle”.
Como rastrear iPhone em caso de roubo/furto ou perda
Através de outro iPhone ou qualquer dispositivo da Apple, como iPad ou Mac, é possível acessar o aplicativo de Buscar. Além disso, com o seu iCloud, também é possível entrar em algum computador pelo icloud.com/find e tentar rastrear o aparelho. Vale ressaltar que nem sempre é seguro ir atrás do smartphone, principalmente se estiver em zonas de perigo. Em caso de roubo ou furto, entre em contato com a polícia e solicite mais informações como proteger o aparelho pela sua operadora.