Assim como esperado, os aposentados e pensionistas do INSS estão aguardando a confirmação do governo federal sobre o adiantamento do 13°, benefício que estava sendo pago de forma antecipada nos últimos anos. De acordo com a sugestão enviada pelo Ministério da Previdência à Fazenda, o décimo terceiro salário dos segurados estarão presentes na aprovação do Orçamento 2025, segundo informado por técnicos do governo ao jornal O Globo.
Como esse pagamento já foi feito anteriormente, não há risco iminente de trazer impacto fiscal, pois já estava previsto e precisa apenas de uma alteração no fluxo de pagamentos. A expectativa é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assine a liberação de antecipação das parcelas até o início de abril e a segunda parcela seja paga nos próximos meses.
Como funciona o pagamento do 13° salário no INSS?
Semelhante ao 13° do trabalhador, o abono anual para os segurados é pago em duas parcelas, sendo que a primeira corresponde a 50% do valor do benefício. Já a segunda, pode ter o desconto do Imposto de Renda, se houver. As datas de pagamento seguem o calendário do INSS, que leva em consideração o número final do benefício.
Por isso, é fundamental acompanhar os canais oficiais do INSS e do governo federal para obter informações atualizadas sobre o calendário de pagamento. De acordo com o governo, a estimativa é que a antecipação possa injetar cerca de R$ 70 bilhões na economia, pagos a 35 milhões de pessoas.