Pensando em abrir o seu próprio negócio? O Governo Federal lançou uma novidade para quem é da categoria MEI – microempreendedor individual -, um cartão de crédito exclusivo. A proposta é facilitar o acesso da categoria ao crédito e, dessa forma, apoiar o crescimento de pequenos negócios.
Quais os benefícios do cartão MEI?
O cartão conta com anuidade zero e uma conta corrente exclusiva para MEIs. Outros benefícios são taxas de juros reduzidas, limite de crédito ajustável, função dupla e programas de recompensas e cashback. Uma vantagem que chama atenção para quem administra um pequeno negócio é a função dupla. O cartão pode ser usado para despesas pessoais quanto empresariais, mas as transações ficam separadas, o que deve facilitar sua vida na hora de gerir os negócios e de declarar impostos.
Para solicitar o seu Cartão MEI, você só precisa ter um CNPJ ativo e uma conta corrente PJ vinculada ao Banco do Brasil. Você pode comprovar o seu CNPJ através da emissão do Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI).
“Estamos falando, inclusive, com os prefeitos, para incentivar a criação de salas de empreendedores para que a prefeitura colabore orientando os empreendedores a irem aos bancos, talvez até o da prefeitura, para facilitar essa entrega do Cartão MEI”, declarou Márcio França Ministro do Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.
“Fazemos a distribuição, por enquanto, só pelo Banco do Brasil, mas vamos fazer com a Caixa Econômica Federal, com outros bancos que quiserem e, ainda este ano, vamos fazer o cartão nosso do Governo Federal e entregar para as pessoas, porque nosso objetivo é que todo mundo tenha, já que é um benefício para as pessoas”, completou o ministro.
Como solicitar o Cartão MEI?
Primeiro, você precisa de uma conta no Banco do Brasil. O processo requer documentos pessoais e o seu certificado de MEI. Depois, você solicita o cartão por meio do aplicativo do banco, do Internet Banking ou diretamente em uma agência. Aí é só aguardar a análise.