Quem é segurado pelo INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), sabe que precisa ficar atento sobre as informações do órgão, que passa por mudanças frequentementes. Desta vez, a atenção precisa ser redobrada para quem for contemplado com a aposentadoria por invalidez, que passará por uma nova revisão neste ano. De acordo com o INSS, haverá um pente-fino nesses casos e cerca de 802 mil aposentados por incapacidade permanente serão reavaliados.
O jornal Folha de S.Paulo foi quem divulgou essas informações, afirmando que o órgão pretende começar no primeiro semestre deste ano e os aposentados por essa categoria serão convocados por lotes durante os próximos meses. Para isso, o INSS vai convocar os beneficiários que não passam por perícia médica há mais de 24 meses, ou seja, dois anos, para saber quem ainda tem direito ao benefício. Com essas análises, o governo federal estima economizar R$ 10 bilhões com cortes de benefícios indevidos, anunciados em 2024.
Mais detalhes sobre as mudanças na aposentadoria por invalidez em 2025
Quem for convocado, saiba que o INSS poderá entrar em contato por várias maneiras, sendo elas através da rede bancária, quando o cidadão for receber seu benefício mensal; Pelo aplicativo ou site Meu INSS; Por carta; SMS ou por meio de edital publicado no Diário Oficial da União. Após análise, quem não se enquadrar nos critérios do órgão terá seu benefício suspenso.
Apesar disso, quem não concordar com a suspensão, poderá recorrer da decisão no próprio INSS ou na Justiça, mas precisa ter documentos específicos que comprovem a necessidade de continuar recebendo essa modalidade de aposentadoria.




