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Governo de São Paulo surpreende todo mundo e vai inaugurar ônibus do futuro na Capital

Por Gabriela Giordani
27/03/2025
Em Geral
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Em uma entrevista exclusiva ao Diário do Transporte, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, anunciou algumas novidades na frota com a inclusão de um ônibus que será à base de biometano, um biocombustível gasoso produzido a partir da purificação do biogás, que, por sua vez, é gerado pela decomposição de matéria orgânica em ambientes sem oxigênio. Conhecido também por GNV, esse tipo de ônibus não zera completamente a emissão de gases poluentes, mas diminui em 90% a 95% de acúmulo na atmosfera. 

Vale ressaltar que Nunes tem a intenção de zerar as emissões de combustíveis fósseis até 2038 e vem investindo em transportes com biocombustível e até elétricos. Em vários trechos da cidade, é possível encontrar ônibus de diferentes cores, representando essa mudança nas rotas. 

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Mais detalhes sobre as novas frotas de ônibus em São Paulo

Outra vantagem de inserir os ônibus com biometano como combustível é o preço deles, pois os elétricos custam em média R$ 2,4 milhões a R$ 3 milhões, enquanto esses novos modelos estão na faixa de R$ 1,2 milhões, dependendo da configuração. O ônibus terá cor azul e, sobre como seria o abastecimento, Nunes revelou que 90% das garagens da capital possuem gás encanado, facilitando o acesso ao novo tipo de combustível. 

Inclusive, esse tem sido um dos obstáculos com as frotas de ônibus eletrométricos e dificuldade de criar locais para que sejam energizados corretamente, devido à falta de infraestrutura na rede de distribuição para alimentar os veículos. Essa foi uma pauta levantada pelo prefeito em uma entrevista recente ao jornal O Globo, que culpa a Enel por dificultar esses serviços: 

“A gente tem tido dificuldade com relação à questão da Enel fazer a infraestrutura para o carregamento dos ônibus a bateria. A gente já tem um grande valor disponível para a substituição dos ônibus, R$ 6 bilhões, mas não conseguimos avançar na velocidade que gostaríamos, na velocidade que São Paulo precisa por conta dessa questão da falta de energia.” 

Apesar dessas atualizações, Ricardo Nunes não informou quando a nova rota com biometano estará circulando e nem em quais bairros iniciais estarão rodando. 

Gabriela Giordani

Gabriela Giordani

Jornalista pela Unesp de Bauru. Diariamente produzindo nas editorias do Mix.

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