Você é daqueles jovens que mal pode esperar para ficar idoso e conseguir a sonhada aposentadoria? Então esse texto provavelmente vai te deixar com ainda mais vontade. O Estatuto do Idoso estabelece alguns benefícios e gratuidades para a população de mais de 60 anos.
Transporte coletivo
Idosos com mais de 65 anos têm direito a gratuidade em transportes coletivos públicos urbanos, bastando apresentar um documento pessoal. Em algumas cidades, a gratuidade já começa aos 60. Em transporte interestadual, o estatuto obriga a reserva de pelo menos duas vagas gratuitas para idosos com renda de até dois salários mínimos (R$ 3.036).
IPTU
Em algumas cidades, idosos que se encaixam em uma série de critérios, normalmente relacionados a renda, têm direito a isenção do IPTU.
Imposto de Renda
Aposentados com 65 anos ou mais têm direito a uma parcela extra de isenção do Imposto de Renda.
Atendimento preferencial
O Estatuto do Idoso estabelece que pessoas com 60 anos ou mais têm direito a atendimento preferencial, imediato e individualizado em órgãos públicos ou privados. Essa prioridade também se estende para processos e procedimentos na Justiça.
Meia-entrada
Pessoas com mais de 60 anos têm direito a desconto de pelo menos 50% em eventos artísticos, esportivos, culturais e de lazer.
Estacionamento
Pelo menos 5% das vagas em estacionamentos públicos e privados precisam ser destinadas a idosos, e devidamente sinalizadas e posicionadas para dar mais comodidade a essas pessoas.
BPC
Idosos com 65 anos ou mais, que comprovem baixa renda mensal, podem ter direito ao BPC (Benefício de Prestação Continuada), que paga um salário mínimo por mês.