Para a maioria dos brasileiros, viajar de avião é um evento, que precisa de muita preparação financeira. Mas você economizar bastante usando as milhas. Entenda melhor o que são milhas e como você pode consegui-las.
Milhas aéreas são uma espécie de sistema de pontos. Ao se cadastrar em um programa de milhas, você passa a ganhar milhas sempre que viaja. O intuito é incentivar o cliente a escolher a mesma companhia aérea sempre que for viajar. Acumulando milhas, você trocar elas por descontos na hora de comprar mais passagens ou por produtos e serviços. Dependendo de quantas milhas você tiver, pode conseguir até uma passagem aérea de graça.
A quantidade de milhas que você recebe depende de alguns fatores, como distância percorrida, classe da cabine e valor da tarifa.
Para aderir ao programa de milhas, basta você entrar no site da companhia aérea e se cadastrar. Não é preciso fazer nenhuma compra para validar a inscrição. Os principais programas do tipo no Brasil são o Smiles (da GOL), o LATAM Pass (da LATAM) e o TudoAzul (da Azul).
Outra forma de conseguir milhas sem viajar tanto são os clubes de milhas. Pagando uma mensalidade, você ganha um número fixo de milhas todo o mês. “Além disso, esses clubes oferecem comodidades nos aeroportos, como acesso às salas VIP, embarque preferencial e outros peculiares de cada companhia”, explica a InfoMoney.
Milhas e pontos são a mesma coisa?
Resposta rápida: não. Os programas de pontos são para cartão de crédito. Mas o princípio é bem parecido: a cada vez que você usa o produto, acumula pontos que podem ser trocados por produtos e serviços – incluindo milhas!