O governo de Donald Trump continua em sua cruzada de aumentar a taxação de produtos internacionais. Na semana passada, o presidente dos Estados Unidos anunciou tarifas de 25% sobre carros importados. A intenção da medida é estimular a produção dentro do país. A nova tarifa entra em vigor a partir desta terça-feira (2).
Entrevistado por Kristen Welker, da NBC News, Trump foi questionado se tentou negociar com as montadoras para evitar que os preços de carros aumentem com as tarifas. “Não, eu nunca disse isso”, respondeu o presidente. “Eu não poderia me importar menos se eles aumentassem os preços, porque as pessoas começariam a comprar carros americanos.”
Porém, segundo o Wall Street Journal, Trump teria feito uma ligação com CEOs da indústria automobilística, ameaçando impor tarifas ainda mais pesadas se eles aumentassem os preços por causa das novas tarifas. Segundo Trump, a mensagem foi para tentar convencer as empresas a voltarem suas atividades para os EUA.
“A mensagem é: ‘Parabéns, se você fizer seu carro nos Estados Unidos, você vai ganhar muito dinheiro. Se não fizer, você provavelmente terá que vir para os Estados Unidos, porque se você fizer seu carro nos Estados Unidos, não há tarifa’”, explicou Trump a Welker.
Decisão de Trump deve aumentar o preço de todos os carros para os americanos
Segundo a CNN Brasil, especialistas da indústria acreditam que as novas taxas vão aumentar os preços não só dos carros importados, mas também dos produzidos nos EUA. “Independentemente de as montadoras aumentarem os preços ou não, os preços dos veículos quase certamente aumentarão nos Estados Unidos devido a um desequilíbrio entre oferta e demanda”, explica matéria da CNN.