Fazer um Pix errado é um pequeno medo de boa parte dos brasileiros e, acredite se quiser, isso acontece bastante. Mas o que fazer nesses casos? É só chorar pelo dinheiro derramado? Nada disso. Confira o que fazer em caso de uma transferência enganosa.
“Fix um Pix errado. E agora?”
Segundo o Banco Central, em caso de Pix errado não há uma ferramenta oficial para pedir o seu dinheiro de volta. A orientação, nesses casos, é ir atrás da pessoa para quem você mandou o dinheiro e tentar pedir a devolução do valor.
Se você não conseguir entrar em contato com a pessoa, fale com o seu banco sobre o acontecido para que ele entre em contato com o banco da pessoa. Ainda assim não conseguiu? É hora de registrar um Boletim de Ocorrência e acionar a Justiça.
Lembrando que ficar com o dinheiro de um Pix que você recebeu por engano é crime. A pessoa pode responder por apropriação indébita e corre risco de pegar de um mês a um ano de detenção sem multa.
Tem como recuperar o Pix depois de um golpe?
Em caso de fraude, você pode acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED), criado pelo Banco Central. Confira a explicação do próprio BC:
- você reclama na sua instituição;
- a instituição avalia o caso e, se entender que faz parte do MED, o recebedor do seu Pix terá os recursos disponíveis bloqueados na conta;
- o caso é analisado em até 7 dias. Se for concluído que não foi fraude, o recebedor terá os recursos desbloqueados. Se for fraude, em até 96 horas você receberá o dinheiro de volta (integral ou parcialmente), se houver recurso na conta do fraudador;
- Caso a devolução tenha sido feita parcialmente, o banco do fraudador deverá realizar múltiplos bloqueios ou devoluções parciais sempre que forem creditados recursos nessa conta, até que se alcance o valor total da devolução ou 90 dias contados a partir da transação original.