Uma nova onda de frio deve atingir diversas regiões do Brasil nos próximos dias, segundo previsões meteorológicas divulgadas nesta semana. Após a passagem de uma forte massa de ar polar, outra frente fria começa a avançar a partir desta quinta-feira (14), trazendo novamente temperaturas baixas para estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Acre e Amazonas.
Os meteorologistas apontam que o Sul do país seguirá como a região mais impactada pelo frio intenso. Em áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, as mínimas podem ficar próximas de 0°C nos próximos dias, com possibilidade de novas geadas durante as madrugadas.
O avanço do ar polar ocorre poucos dias após o amanhecer mais gelado de 2026 registrado no Brasil. Em São Joaquim, na Serra Catarinense, os termômetros marcaram -5,6°C, a menor temperatura do ano até agora no país.
De acordo com as previsões, a atual massa de ar frio começa gradualmente a perder força e se deslocar para o oceano ao longo desta semana. Apesar disso, uma nova incursão polar deve avançar pelo território brasileiro já a partir de domingo (17).
O fenômeno deve atingir novamente os estados do Sul e também áreas do Centro-Oeste e da Região Norte. Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Acre e Rondônia aparecem entre os locais que podem registrar queda significativa nas temperaturas.
Especialistas afirmam que a nova onda de frio não deve alcançar a mesma intensidade da atual, mas ainda assim será suficiente para derrubar os termômetros em diferentes regiões do país.
Recordes de frio foram registrados em várias capitais
Além das temperaturas negativas registradas no Sul, cidades do Sudeste e Centro-Oeste também tiveram recordes de frio nesta semana.
Na cidade do Rio de Janeiro, a estação da Vila Militar registrou 12,9°C, a menor temperatura do ano na capital fluminense até agora, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Goiânia, os termômetros chegaram a 14,8°C, também estabelecendo novo recorde de frio em 2026.
Em São Paulo e Mato Grosso do Sul, diversas cidades amanheceram com temperaturas entre 2°C e 5°C. Já em áreas do sul de Minas Gerais e da região serrana do Rio de Janeiro, o frio também foi intenso durante as madrugadas.
Geadas e baixa umidade preocupam no Sul
O tempo firme associado à massa de ar polar favoreceu a formação de geadas em diferentes áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Regiões serranas e cidades do interior seguem em alerta para novas ocorrências nos próximos dias.
Outro fator que chama atenção é a baixa umidade relativa do ar em partes do interior do Sul do país. Em algumas áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, os índices podem ficar próximos ou abaixo dos 30%.
Enquanto o frio predomina no centro-sul do Brasil, a Região Norte e parte do Nordeste seguem sob influência da elevada umidade e do calor, com previsão de temporais e acumulados expressivos de chuva.
Meteorologistas explicam que a sequência de massas de ar polar é comum durante o outono, período marcado pela transição climática rumo ao inverno. A atuação de sistemas de alta pressão favorece o avanço do ar frio sobre o continente, provocando madrugadas geladas principalmente no Sul e no Sudeste.




