Considerando a história da colonização do Brasil, é claro que boa parte da nossa população tem alguma raiz portuguesa. Sobrenomes de origem lusitana estão entre alguns dos mais comuns por aqui. Se você tem algum dos sobrenomes abaixo, é bem provável que você tenha alguma ascendência portuguesa e alguma chance de pedir cidadania portuguesa.
Mas calma que as coisas não são tão fáceis. Explicamos melhor mais abaixo quais os requisitos para pedir a nacionalidade portuguesa.
- Sousa;
- Silva;
- Oliveira;
- Ferreira;
- Santos;
- Costa;
- Cunha;
- Alves;
- Fernandes;
- Lopes;
- Abreu.
Quem pode requisitar cidadania portuguesa?
Confira os requisitos da lei portuguesa para um brasileiro ter direito à cidadania no país, segundo o site Nacionalidade Portuguesa:
- Os filhos de mãe portuguesa ou de pai português nascidos no território português;
- Filhos de mãe portuguesa ou de pai português nascidos no estrangeiro se o progenitor português aí se encontrar ao serviço do Estado Português;
- Os filhos de mãe portuguesa ou de pai português nascidos no estrangeiro se tiverem o seu nascimento inscrito no registo civil português ou se declararem que querem ser portugueses;
- Os indivíduos com, pelo menos, um ascendente de nacionalidade portuguesa originária do 2.º grau na linha reta que não tenha perdido essa nacionalidade, se declararem que querem ser portugueses e possuírem laços de efetiva ligação à comunidade nacional.
Ou seja, não adianta ter um tataravô português para solicitar a cidadania. Se você quer pedir a cidadania no país pela via familiar, precisa no mínimo de um avô ou avó português.
Outras formas de adquirir a nacionalidade no país europeu são:
- Filho menor ou incapaz de pai ou mãe que adquiriu a nacionalidade portuguesa;
- For um estrangeiro casado há mais de três anos com nacional português, que realizou declaração de vontade na constância do matrimónio;
- Estrangeiro que, à data da declaração, viva em união de fato (união estável) há mais de três anos com nacional português pode adquirir a nacionalidade portuguesa, após ação de reconhecimento dessa situação a interpor no tribunal cível;
- Adotado por nacional português;
- Forem cidadãos estrangeiros e queiram se naturalizar portugueses, pela residência legal continuada em território português.