Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Doença tem afetado a vida de trabalhadores após a aposentadoria

Por Gabriela Giordani
06/04/2025
Em Geral
0

A aposentadoria é algo almejado por milhares de trabalhadores, que contribuíram seu tempo em boa parte da vida para terem direito a se afastarem dessas tarefas e terem uma rotina mais tranquila, diferente do que fizeram por mais de 30 anos. Mas, essa mudança de vida pode causar problemas físicos e mentais, como a depressão, que é capaz de afetar o cérebro de pessoas aposentadas de diversas maneiras, impactando tanto a estrutura quanto a função cerebral.

De acordo com especialistas, a melhor forma de evitar esse diagnóstico, é fazer mudanças sutis no início, pois quando são feitas de forma abrupta, podem afetar qualidade de vida e o bem-estar do indivíduo. Uma explicação para entender como a depressão afeta os aposentados é por causa da diminuição do volume de certas áreas do cérebro, como o hipocampo (envolvido na memória e aprendizado) e o córtex pré-frontal (responsável pelo raciocínio e tomada de decisões).

Além disso, pode afetar a comunicação entre diferentes regiões do cérebro, prejudicando a capacidade de processar emoções, regular o humor e manter o foco.

COMUNICADO

INSS emite comunicado para quem é MEI

Se você exerce qualquer uma dessas funções como MEI corre perigo de ficar sem aposentadoria…
Ver
X

INSS emite comunicado para quem é MEI

Ver

Entenda como a depressão atinge aposentados 

Quando pensamos em depressão, as vezes só focamos nos sentimentos, mas ela é capaz de desregularizar neurotransmissores como a serotonina, a noradrenalina e a dopamina, impactando diretamente na regulação do humor, do sono e do apetite. Dependendo da gravidade, pode desencadear um processo inflamatório no cérebro, que pode danificar as células nervosas e contribuir para o declínio cognitivo.

Por isso, é importante notar a mudança de comportamento dos aposentados aos seu redor, caso demonstram tristeza persistente, perda de interesse em atividades antes prazerosas, fadiga e falta de energia em excesso, dificuldades para dormir, alteração de apetite, dificuldade de concentração e memória, assim como demonstração de sentimentos de culpa e inutilidade, que podem gerar até pensamentos suicidas. 

Ao perceber que precisa de ajuda, é fundamental procurar ajuda profissional, pois com o tratamento, que pode incluir terapia e medicação, isso ajudará a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.

Gabriela Giordani

Gabriela Giordani

Jornalista pela Unesp de Bauru. Diariamente produzindo nas editorias do Mix.

Próximo post

Brasileiros que possuem algum desses sobrenomes podem fazer parte da realeza

Confira!

STF

Agora: nova votação no STF pode aumentar o valor da aposentadoria

18/09/2025
Banco Central

Quem tem alguma conta bancária esquecida pode receber punições no cartão de crédito atual

18/09/2025
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

PT ou PL: veja qual partido mais apoiou a polêmica PEC da Blindagem

18/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix