Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Aeroportos entram em greve e suspendem voos para os próximos dias; veja se a sua passagem será afetada

Por Pedro Silvini
02/06/2026
Em Geral
0
Aeroporto de Guarulhos

Aeroporto de Guarulhos (Reprodução/Tripadvisor)

Passageiros com viagens marcadas entre o Brasil e Portugal devem redobrar a atenção nos próximos dias. Uma greve geral convocada para esta quarta-feira (3) em território português já começou a afetar a operação aérea desde esta terça-feira (2), provocando cancelamentos, alterações de horários e redução significativa no número de voos.

O principal impacto ocorre no aeroporto de Lisboa, principal porta de entrada de brasileiros em Portugal. A administração do terminal orientou os viajantes a consultarem o status dos voos antes de seguirem para o aeroporto, diante da expectativa de transtornos operacionais ao longo da paralisação.

A mobilização foi convocada pela Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses em protesto contra uma proposta de reforma trabalhista apresentada pelo governo português. Além da aviação, a greve deve atingir ferrovias, metrôs, balsas, hospitais, escolas, universidades, comércio, hotelaria e serviços públicos.

Aeroporto de Lisboa. Foto: (Reprodução/Wikimedia Commons)

TAP reduz operação e mantém apenas parte dos voos

A TAP Air Portugal informou que operará apenas 79 voos em toda a sua malha aérea durante o período de serviços mínimos estabelecido pelas autoridades portuguesas.

Segundo a companhia, todas as demais operações programadas para o dia 3 de junho serão interrompidas. Nas rotas envolvendo o Brasil, apenas 16 voos serão mantidos entre os dias 2 e 3 de junho, contemplando ligações entre Lisboa e cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Belém, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre.

A empresa informou ainda que está entrando em contato diretamente com os passageiros afetados para orientar sobre remarcações e alternativas de viagem.

Azul e Latam também cancelam voos

A Azul Linhas Aéreas anunciou ajustes preventivos em sua operação internacional. Foram cancelados os voos AD8750 e AD8751, que ligam Viracopos a Lisboa nesta terça-feira, além dos voos AD8900 e AD8901, previstos para quarta-feira.

Para minimizar os impactos, a companhia criou operações extras. Entre elas estão os voos AD9700, partindo de Viracopos para Lisboa no dia 3, e AD9701, realizando o trajeto inverso no dia 4 de junho.

Já a LATAM Airlines Brasil confirmou o cancelamento dos voos LA8146 e LA8148, entre São Paulo e Lisboa, nesta terça-feira. Também foram suspensos os voos LA8147 e LA8149, no sentido contrário, programados para quarta-feira.

A companhia informou que os clientes afetados poderão remarcar as viagens sem cobrança de multa, solicitar alteração de destino mediante eventual diferença tarifária ou pedir reembolso integral dos trechos não utilizados.

Como saber se a passagem foi afetada

Diante das alterações na malha aérea, especialistas recomendam que os passageiros acompanhem constantemente os canais oficiais das companhias e consultem o status dos voos antes de se deslocarem aos aeroportos.

Aplicativos das empresas, sites oficiais e centrais de atendimento estão sendo utilizados para comunicar cancelamentos, remarcações e opções de reacomodação.

A expectativa é que os impactos da greve sejam sentidos ao longo de toda a quarta-feira, afetando milhares de passageiros em Portugal e em rotas internacionais, especialmente aquelas que conectam o país europeu ao Brasil.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista com formação em Mídias Sociais Digitais, colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Confira!

Aeroporto de Guarulhos

Aeroportos entram em greve e suspendem voos para os próximos dias; veja se a sua passagem será afetada

02/06/2026
Foto ilustrativa: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Porta de avião da LATAM é arrancada e episódio gera medo após imagens viralizarem

02/06/2026
Imagem ilustrativa: Freepik

Brasil recebe novo carregador de carro elétrico que reabastece a bateria em apenas 15 minutos

02/06/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix