Você já ouviu aquele ditado: “tudo que é demais sobra”? Na vontade de cuidar da saúde e de turbinar a vida fitness, muitas pessoas apelam para os suplementos – alimentares ou esportivos. Mas calma: em uma certa medida, eles podem, sim, ser um bom incremento para a sua saúde, só que é preciso ter cautela. Em excesso e misturando diferentes tipos, os suplementos podem acabar te prejudicando.
Misturar suplementos pode prejudicar sua saúde
Segundo a VEJA – Saúde, a mistura ou o excesso de suplementos podem causar uma sobrecarga de nutrientes no seu organismo. E “mais” não é sinônimo de “melhor”. Afinal, o seu corpo precisa metabolizar esses nutrientes, então a sobrecarga pode gerar problemas renais, hepáticos e cardíacos. Além disso, sem orientação médica, você pode acabar tendo uma reação alérgica.
Aliás, é uma boa ideia ficar de olho nos sintomas iniciais do excesso de suplementos: dor abdominal, náuseas e diarreia.
Para completar: a ingestão excessiva de proteínas pode dar ao seu corpo mais energia do que ele precisa. Com isso, você pode acabar ganhando gordura, exatamente o oposto do que você planejava com a dieta e os treinos.
Algumas combinações perigosas são opções proteicas como whey, caseína e albumina, que podem causar excesso de proteínas. Outra combinação arriscada é a de whey protein com o suplemento BCAA. O BCAA contém aminoácidos que já têm no whey, o que, mais uma vez, resulta em uma sobrecarga.
“Em alguns casos, um suplemento pode até diminuir o efeito do outro. Há evidências de que a combinação de cafeína com creatina pode diminuir a efetividade da creatina”, revela a VEJA – Saúde.
Se você quer tomar suplementos, a recomendação é: procure indicação médica, para saber exatamente quanto e do quê o seu corpo precisa. E lembrando sempre que, com uma alimentação balanceada, é improvável que você precisa desses suplementos.