Está procurando um passeio em Minas Gerais, mas quer fugir dos pontos turísticos mais famosos (e mais óbvios)? Para os fãs de ecoturismo e, principalmente, de geologia, a Serra do Caraça, localizada entre os municípios de Catas Altas e Mariana. No coração da serra, está a Gruta do Centenário, a maior e mais profunda caverna em quartzito do planeta inteiro.
A gruta tem 481 metros de profundidade e quase quatro quilômetros de extensão. As cavernas internas foram criadas através de erosão mecânica ao longo de centenas de anos e estão condicionadas estruturalmente por falhas. Um dos pontos que chama mais atenção nessa formação é a rocha, o quartzito, um material extremamente duro e resistente, enquanto a maioria das cavernas é formada de calcário, um material mais “frágil”. Ela foi mapeada entre 1996 e 1998 pelo Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas.
Como visitar a Gruta do Centenário na Serra do Caraça
Antes de tudo, é preciso destacar que o acesso a esse ponto é restrito para expedições guiadas e autorizadas. O acesso à gruta é feito a partir de uma trilha do antigo colégio do Santuário do Caraça. De acordo com o site oficial da serra, o trajeto segue uma “trilha íngreme e acidentada”, com quase 900 metros de desnível até a base do Pico do Inficionado, onde está a entrada principal da gruta.
Para visitar o local, você precisa agendar a sua visita, que deve ser acompanhada por um guia credenciado do parque. Além disso, a entrada é paga, custando R$ 18. Você pode encontrar mais informações no site oficial do parque da serra.




