Boa notícia para os mais de dez milhões de brasileiros que vivem no interior dos estados do Pernambuco, Paraíba e Ceará. Recentemente, o Ministério das Comunicações e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a liberação de R$ 73,8 milhões para investir em internet de alta velocidade para essas regiões. Os recursos vêm do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e a executora do projeto será a operadora Aloo Telecomserá.
Esses milhões serão destinados à construção de 1,2 mil quilômetros de rede subterrânea de alta capacidade para interligar 12 municípios dos três estados, criando uma nova rota de transmissão de dados. A previsão da pasta é que esse projeto impacte 11,2 milhões de pessoas em mais de 200 cidades da região Nordeste.
“Com esse investimento mais de 10 milhões de pessoas passarão a contar com uma internet mais estável, segura e veloz. Além disso, o Fust cumpre seu papel de apoiar a inclusão digital de áreas defasadas de sinal e acesso. A população precisa ser o centro das políticas públicas e está próxima das evoluções tecnológicas”, declarou o responsável pela pasta, Frederico de Siqueira Filho.
Obras melhoram acesso à internet e geram mais de 150 empregos
Além de melhorar o acesso à internet da região, as obras também devem movimentar a economia local, gerando novos postos de trabalho. Durante a fase de implementação da rede de fibra óptica, o quadro de funcionários da empresa deve ganhar mais de 150 pessoas e, mesmo após as obras terminarem, mais de 400 empresas devem ser mantidos.
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, afirmou que esse projeto vai ajudar a promover a inclusão tecnológica e o desenvolvimento regional, econômico e social dessas cidades. “Hoje, a internet é essencial na vida de todos nós, é como a eletricidade. Na prática, estar conectado significa mais acesso a oportunidades de negócios, educação e serviços de saúde”, complementou.




