Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Há 35 anos, Governo confiscava a poupança de todos os brasileiros

Por Carolina Carvalho
08/04/2025
Em Geral
0
collor

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Em 2025, completaram-se 35 anos de um dos maiores traumas econômicos da história do Brasil: o confisco da poupança. No dia 16 de março de 1990, o então presidente da República, Fernando Collor, anunciou o Plano Collor. A medida mais conhecida – e infame – desse plano foi o confisco da poupança de milhares de brasileiros.

É isso mesmo. A partir daquele momento, os brasileiros podiam retirar no máximo 50 mil cruzeiros – cerca de R$ 12 mil – das suas contas bancárias. O restante ficaria retido no Banco Central e seria devolvido apenas após 18 meses (!). Como você pode imaginar, a notícia não foi nem um pouco bem recebida pelos brasileiros, tendo atingido em cheio a classe média, com pessoas que vinham juntando para comprar um carro ou uma casa “perdendo” as economias do dia pra noite.

“Na hora da coletiva, senti um misto de revolta e perplexidade. Sabia que aquele plano provocaria um trauma na população. No fim do dia, chorei muito. O governo cometeu uma violência econômica muito grande contra o povo brasileiro. Foi o pior dos planos econômicos já feitos no Brasil”, escreveu a jornalista Miriam Leitão no livro “Saga Brasileira: A Longa Luta de Um Povo por Sua Moeda” (2011).

Por que o Plano Collor confiscou a poupança?

O confisco da poupança é a medida mais conhecida, mas o plano tinha muitas outras, como o congelamento de preços, troca da moeda nacional, extinção de estatais, entre outras.

O objetivo era combater a hiperinflação que o Brasil vivia na época. Em comparação com o Brasil atual, a inflação subiu 4,83% em 2024. Em 1989, ela passou dos 1.700%. “A situação era tão ruim que os supermercados alteravam os valores dos produtos nas gôndolas todos os dias. A população se acostumou a fazer compras ouvindo o barulho terrível das máquinas usadas para etiquetar preços”, relembra matéria do GLOBO.

O anúncio jogou a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e o Produto Interno Bruto (PIB) no chão, falhou no controle de preços e gerou uma indignação nacional. Em 1992, Collor se tornou o primeiro presidente brasileiro a sofrer impeachment devido a um escândalo de corrupção. Mas o confisco da poupança com certeza teve um impacto sobre essa decisão.

SINDICATO

Milhares de pessoas têm direito à promoção Tanque Cheio. Saiba mais!

Boa notícia para os filiados do Sindigelis: os vouchers da promoção Tanque Cheio do mês de abril já estão liberados. …
Leia mais
X

Milhares de pessoas têm direito à promoção Tanque Cheio. Saiba mais!

Leia mais
Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próximo post
meteoro terra

NASA atualiza situação de asteroide capaz de dizimar milhões de pessoas

Confira!

prisão solto

Ela ficou presa 6 anos por um crime que não cometeu e morreu logo após deixar a prisão

03/11/2025
TV Globo César Tralli

Veja o paraíso que César Tralli escolheu para comemorar sua estreia no Jornal Nacional

03/11/2025
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Até 07/11, aposentados vão poder receber benefício de R$ 8 mil

03/11/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix