Está começando o processo para tirar a sua primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em Minas Gerais? Atenção: agora o Detran (Departamento de Trânsito) do estado vai passar a exigir apresentação de resultado negativo em exame toxicológico. A medida começa a valer a partir deste próximo sábado (20), tanto para candidatos às categorias A, B e AB quanto para pessoas que estão retomando o processo depois de terem tido a CNH cassada.
Antes dessa mudança, apenas motoristas profissionais das categorias C, D e E precisavam fazer o toxicológico no processo de tirar carteira. A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) definiu essa exigência com base na Lei 15.153/2025 e na Resolução nº 1.020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Exame toxicológico agora é obrigatório para todo mundo que está tirando sua primeira CNH
De acordo com orientações da Senatran, o exame precisa ser feito depois da aprovação no exame prático de direção, a última (até então) etapa do processo de habilitação. Só com o laudo negativo desse exame o Detran-MG pode emitir a Permissão para Dirigir (PPD), a CNH provisória.
O exame deve ser feito em laboratórios credenciados pela Senatran e tem uma janela mínima de detecção de 90 dias. Ele consegue detectar o uso recorrente de substâncias como:
- cocaína;
- maconha;
- anfetaminas;
- metanfetaminas;
- ecstasy;
- opioides, como fentanil, heroína e metadona;
- opiáceos, como morfina e codeína;
- estimulantes conhecidos como “rebites”.
Segundo o site do laboratório Hermes Pardini, o valor dos exames varia de acordo com o laboratório, já que não existe uma lei fixando um preço em Minas Gerais. O preço costuma ficar dentro de uma faixa entre R$ 100 e R$ 250.




