De acordo com dados revelados em um relatório pela Nasa, o asteroide 2024 YR4 com diâmetro estimado entre 53 e 67 metros, está chamando a atenção dos astrônomos e cientistas que estão em alerta sobre os riscos dele colidir com a Terra. Inicialmente, os especialistas estavam cogitando essa possibilidade como algo significativo, mas as últimas observações descartam essa hipótese.
Apesar do alívio, ainda existe a ameaça desse asteroide colidir com a Lua, o que seria interessante para estudos científicos. Com um tamanho comparável a um prédio de 15 andares, o 2024 YR4 ultrapassa o limite de 50 metros que ativa planos de defesa planetária. Por causa da sua dimensão, essa asteroide precisa ser acompanhada com detalhes, caso seja necessário criar possíveis intervenções. Para isso, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a NASA têm colaborado para entender melhor as trajetórias e riscos associados a esse corpo celeste.
Mais informações sobre o asteroide que pode atingir a Lua
Embora a Terra não seja mais uma ameaça, o nosso satélite natural que é a Lua pode sofrer as consequências da colisão. Nos últimos cálculos, realizados com a ajuda do telescópio Webb, mostram que a chance do 2024 YR4 bater na Lua é de 3,8% e, apesar de ser um número baixo, é o suficiente para manter a comunidade científica em alerta.
De acordo com Richard Moissl, da ESA, se houver essa colisão, será uma oportunidade única para coletar dados valiosos, oferecendo uma chance sem precedentes de estudar a formação de crateras lunares em tempo real, sendo considerado um “grande experimento” para a humanidade, pois poderia ser visto até mesmo por um binóculo. Apesar da empolgação, ainda não se sabe a previsão e qual será o grau de colisão do asteroide com a Lua.




