Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Participar de certos desafios na internet poderá resultar em prisão de até 20 anos

Por Carolina Carvalho
28/06/2026
Em Geral
0
jovens celular

Imagem de Magnific

Em março deste ano, a Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que criminaliza a criação, incentivo e compartilhamento de conteúdos digitais incentivando crianças e adolescentes a participarem de “desafios da internet”. Na verdade, o projeto abarca tanto desafios dentro quanto fora do ambiente virtual que resultem em danos à saúde física ou mental.

Com o texto, incentivar menores de idade a aderirem a esses desafios passaria a ser enquadrado como crime no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com pena prevista de reclusão de três a seis anos. A punição aumenta segundo a gravidade das consequências:

  • se resultar em lesão corporal grave: 2 a 8 anos de reclusão;
  • se resultar em lesão corporal gravíssima: 4 a 12 anos de reclusão;
  • se resultar em morte: 15 a 30 anos de reclusão.

“A ausência de uma legislação específica fragiliza a capacidade do Estado de prevenir e punir adequadamente esses comportamentos criminosos”, afirmou a relatora da proposta, a deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA). “A medida consagra um novo pacto civilizatório, no qual a liberdade de expressão e de comunicação não pode servir de escudo para práticas que estimulam o sofrimento e a autodestruição de menores”, complementa.

O projeto original foi proposto pelo deputado Fred Linhares (Republicanos-DF).

Próximos passos

“O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para a apreciação do Plenário da Câmara”, explica a Agência Câmara de Notícias. Para virar lei, o projeto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados, pelo Senado e, por fim, ser sancionada pelo presidente da República.

MUNDO

Torre Eiffel comunica que não vai mais receber visitantes

Péssima notícia para você, que está viajando pela França por esses dias com o sonho de conhecer a Torre Eiffel. …
Leia mais
X

Torre Eiffel comunica que não vai mais receber visitantes

Leia mais
Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próximo post
mansão filipe luis

A mansão de R$ 7 milhões que Filipe Luís deixou no RJ para treinar o Mônaco, na França

Confira!

Imagem ilustrativa: stefamerpik/Freepik

Anvisa derruba plataforma de canetas emagrecedoras e alerta para remédios sem garantia

28/06/2026
Imagem ilustrativa: Freepik

Medicamento para diabetes tem relação com a perda de visão, revela estudo

28/06/2026
idoso

Idosos que moram sozinhos em BH vão receber novo auxílio com a Lei 12.041

28/06/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix