O Banco Central anunciou mais uma ferramenta para tornar o Pix, método de pagamento que se tornou o queridinho dos brasileiros, mais seguro. O Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução – ou MED – fica disponível a partir do dia 1º de outubro.
Em casos de fraudes, golpes e crimes envolvendo o Pix, com o autoatendimento, você pode contestar a transação de forma simples através do próprio aplicativo do banco, de forma 100% digital. Segundo o InfoMoney, os usuários vão poder constar qualquer transação dos 80 dias anteriores.
“Ela não pode ser usada para desacordos comerciais, casos envolvendo terceiros de boa-fé e envio de Pix para a pessoa errada por erro do próprio usuário pagador (como erro de digitação de uma chave). Por ela, será possível também consultar o status e a evolução dos pedidos de devolução efetuados”, explica o comunicado do Banco Central.
O propósito da medida é tornar esse processo de devolução do Pix mais rápido, aumentando as chances da vítima conseguir o seu dinheiro de volta com tranquilidade.
Segundo o modelo do Banco Central, os aplicativos de banco vão contar com um botão “reclame aqui” para contestar transações. Clicando nele, você seleciona qual transação quer contestar e qual tipo de golpe ou fraude você sofreu.
Ferramenta não pode ser usada para Pix errado
O MED não se aplica quando o Pix tiver ido para na conta errada por engano do próprio pagador. Nesses casos, você precisa entrar em contato com a pessoa que recebeu o Pix por engano e pedir a devolução. Lembrando que ficar com um Pix errado que você recebeu é crime.