Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Governo vai cortar o Bolsa Família de brasileiros que forem contratados temporariamente

Por Alan da Silva
28/06/2026
Em Geral
0
Foto: Roberta Aline/ MDS

Foto: Roberta Aline/ MDS

Em 11 de junho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente o Projeto de Lei 715/2023, afetando milhares de trabalhadores safristas em todo o Brasil. A decisão, publicada no Diário Oficial da União, impediu a manutenção de benefícios sociais, como o Bolsa Família, durante contratos temporários de colheita e plantio.

O veto é explicado por questões fiscais, já que o governo alegou que a medida geraria uma despesa obrigatória sem previsão orçamentária definida.

A proposta vetada, já aprovada pela Câmara e pelo Senado, buscava excluir o salário dos contratos de safra do cálculo de renda familiar para a concessão de benefícios sociais.

Com isso, os safristas poderiam aceitar trabalhos temporários sem perder o apoio financeiro do Bolsa Família para suas famílias. A decisão do presidente Lula, no entanto, mantém o atual sistema, gerando preocupação entre os trabalhadores que dependem desses programas durante períodos fora de safra para complementar sua renda.

Justificativa do governo

O governo afirmou que a proposta criaria despesas contínuas sem uma fonte de financiamento definida. Essa posição reflete uma preocupação com a economia nacional, especialmente em momentos de incerteza econômica.

O Ministério da Fazenda reforçou essa visão, afirmando que mudanças no custeio público precisam ser acompanhadas de compensações fiscais.

Debate no Congresso

Agora, o veto retorna ao Congresso Nacional, que decidirá se mantém ou anula a decisão presidencial. Se o Congresso optar por derrubar o veto, a proposta será promulgada, alterando significativamente o acesso aos benefícios sociais pelos safristas.

Caso contrário, o projeto será arquivado, reforçando a atual orientação fiscal do governo. 

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Alan da Silva

Alan da Silva

Jornalista e revisor.

Próximo post
Islândia País

Conheça o país mais seguro do mundo, onde a violência praticamente não existe

Confira!

idoso dirigindo

Governo anuncia desconto de 30% na compra de carros para idosos acima de 60 anos

28/06/2026
Atual taça oficial da Copa do Mundo (Foto: Michael Reagen / Fifa)

Copa do Mundo de 2038: veja o país que deve sediar o torneio

28/06/2026
Brasil

Brasileiro será presidente de uma das maiores empresas holandesas da história

28/06/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix