Se aposentar pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é algo idealizado por milhares de brasileiros, mas o tempo de contribuição pode dificultar para que isso ocorra de forma mais rápida. No entanto, através do órgão, é possível encontrar maneiras de adiantar esse benefício, desde que o trabalhador se enquadre nos critérios exigidos, mediante a comprovação de certas profissões ou situações de saúde.
Além disso, é importante ressaltar que as regras de aposentadoria estão sujeitas a alterações legislativas, e a elegibilidade para cada modalidade depende da história contributiva e das condições específicas de cada trabalhador. Apesar disso, é possível encontrar algumas formas de antecipar a aposentadoria.
Confira abaixo 6 maneiras de se aposentar mais cedo pelo INSS
Aposentadoria por Idade Rural
Em alguns casos, é possível comprovar que crianças e adolescentes que ajudaram os pais, mesmo sem registro, podem ter esse período reconhecido. Lembrando que, trabalhadores rurais podem se aposentar com idade reduzida (55 anos para mulheres e 60 anos para homens), desde que comprovem o exercício da atividade rural por um período mínimo de 15 anos.
Aposentadoria Especial
Essa categoria é destinada para trabalhadores que exercem atividades que ficam expostos a agentes nocivos à saúde, considerados insalubres ou perigosos, de forma contínua e ininterrupta. O tempo de contribuição exigido é menor, variando de 15, 20 ou 25 anos, dependendo do grau de risco da atividade.
Aposentadoria da Pessoa com Deficiência
Quando uma pessoa com deficiência ingressa no mercado de trabalho com todos os laudos, terá direito no futuro a um tempo de contribuição menor, que varia de acordo com o grau da deficiência (grave, moderada ou leve). Em outros casos, também pode ser pela idade (55 anos para mulheres e 60 anos para homens, com 15 anos de contribuição comprovadamente na condição de pessoa com deficiência).
Trabalho sem registro formal
Apesar da carteira de trabalho ser fundamental para contabilizar o tempo de serviço, é possível comprovar de outras maneiras que a pessoa trabalhou, por meio de documentos, testemunhas e outros meios legais.
Planejamento personalizado
Em alguns casos, existem pessoas que possuem o direito de se aposentar, mas o INSS não faz os cálculos sozinho. Nesse caso, é necessário analisar documentos, revisar o CNIS e montar um plano com base nas regras atuais.
Pedágio de 100%
Permite a aposentadoria sem idade mínima, mas exige cumprir o tempo que faltava para a aposentadoria na data da reforma mais um pedágio de 100% desse tempo.