É comum os trabalhadores terem a dúvida do tempo de contribuição para planejar a aposentadoria no futuro e, através do site do governo, é possível calcular o tempo de serviço e verificar se os dados estão corretos. Com a “Calculadora do INSS do governo”, o serviço permite que a população consulte o quanto tempo falta para se aposentar (por idade ou tempo de contribuição), com informações computadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O nome oficial do serviço é “Simular Aposentadoria”, no qual também permite incluir vínculos e alterar sua data de nascimento no momento da simulação. No entanto, o resultado gerado pela calculadora vale somente para consulta e não garante direito à aposentadoria, servindo apenas como informação sobre o tempo de serviço prestado.
Mais detalhes de como consultar informações sobre aposentadoria
Como dito acima, o resultado da simulação gerado pela calculadora tem apenas caráter informativo. Ele não garante o direito à aposentadoria e serve apenas para ter uma noção do quanto ainda falta. Para ter direito ao benefício, independente da categoria, é preciso passar por uma análise do INSS, quando for dar entrada no pedido de aposentadoria, será no qual será confirmada a elegibilidade e o valor do benefício.
A simulação se baseia nos dados presentes no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). É fundamental que este cadastro esteja atualizado e correto. Além disso, também é possível ver que a calculadora considera as regras de transição da Reforma da Previdência para os segurados que já estavam no sistema antes das mudanças.