Mesmo com a popularização dos smartphones, você ainda sente a necessidade de pegar papel e caneta para anotar as coisas importantes? Isso não é por acaso. O hábito de escrever à mão tem um efeito positivo sobre o seu cérebro e sua capacidade de aprendizado.
E não, não é só impressão sua. No ano passado, um estudo norueguês concluiu que o ato de escrever à mão aumenta a atividade cerebral nas regiões mais importantes para o aprendizado. “Uma interação mais forte foi mensurável nas áreas do cérebro responsáveis pelo desempenho da memória e pelo processamento de informações motoras e visuais”, explica o DW.
Por que escrever à mão?
Parte do motivo pelo qual escrever à mão provoca uma maior atividade cerebral é justamente por ser uma atividade mais lenta do que o ato de digitar, por exemplo. O seu cérebro literalmente tem mais tempo para processar as informações que estão sendo produzidas.
Além disso, o ato de escrever também requer uma coordenação motora. “Olhos e cérebro monitoram constantemente se os dedos estão segurando a caneta corretamente, aplicando a quantidade certa de pressão, e se claras linhas são criadas ao escrever. Isso requer uma coordenação muito precisa entre os processos visuais e motores”, comenta o DW.
Um pequeno estudo italiano também aponta que o ensino da escrita cursiva pode melhorar as habilidades de leitura das crianças. Em vários países, o ensino da letra cursiva deixou de ser obrigatório. No Brasil, ele ainda está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os primeiros anos do Ensino Fundamental.