Em 1999, o bilionário e fundador da Microsoft, Bill Gates, publicou o livro “A empresa na velocidade do pensamento“, cheio de previsões sobre a forma como lidaríamos com a tecnologia e a internet – que ainda estava nos seus primórdios. Para a época, foram previsões ousadas. Hoje em dia, mais de 20 anos depois, é surpreendente como elas foram precisas.
1. Dispositivos na palma da mão
Ainda na época dos telefones “tijolão”, Gates já previa que as pessoas teriam “pequenos dispositivos”, capazes de checar notícias, fazer negócios eletrônicos, entre outras funções: os nossos smartphones.
2. Internet
“As pessoas vão pagar suas contas, cuidar de suas finanças e se comunicar com seus médicos por meio da internet”, escreve o livro. As consultas presenciais ainda são as preferidas, mas a possibilidade de atendimento virtual vem ganhando adeptos, principalmente para profissionais como nutricionistas e psicólogos.
3. Comparando preços
Muito antes do Buscapé sonhar em existir, Gates já imaginava que teríamos a possibilidade de comparar preços através de sites na web.
4. Monitoramento constante
“Exibição de vídeo constante vai se tornar comum, assim você ficará sabendo quando alguém for visitá-lo enquanto não estiver em casa”, escreveu. É cada vez mais comum termos câmeras conectadas aos celulares.
5. Assistentes pessoais
Gates já imaginava que teríamos assistentes virtuais em casa ou no escritório, capazes de ligar e sincronizar dispositivos, verificar e-mails e apresentar informações.
6. Redes sociais
“Sites privados para seus amigos e familiares serão comuns, o que lhe permitirá conversar e planejar eventos.” Facebook, Instagram, WhatsApp, entre outras redes que surgiram ou surgirão comprovam essa previsão.
7. Promoções automáticas
O dono da Microsoft escreveu um software saberia quando você, por exemplo, reservou uma viagem, e usaria essa informação para te oferecer anúncios personalizados com relação a isso.
8. Sites para discutir esportes ao vivo
“Enquanto estiver assistindo a uma competição esportiva na televisão, serviços permitirão que você discuta o que está acontecendo ao vivo e vote em quem você acha que vai ganhar.”
9. Recrutamento online
Já imaginando os vários usos da internet, Gates também palpitou que a ferramenta seria usada para procurar emprego e contratar funcionários. Alô, Linkedin, Vafas, Infojobs, entre várias outras plataformas.
10. Links para sites de TV
“A transmissão da TV vai incluir links para sites e conteúdos relevantes que complementam o que você está assistindo.”
11. Fóruns de discussão
Gates já imaginava que a internet seria palco de grupos para discutir vários assuntos pertinentes à sociedade. Temos isso em redes como o Twitter, o Facebook e o Reddit. Ok, que nem sempre as discussões são importantes, mas está valendo!
12. Anúncios inteligentes
“Os dispositivos terão anúncios inteligentes que saberão suas tendências de compra e irão exibir propagandas de acordo com suas preferências.”
13. Comunidades virtuais
Assim como temos as redes sociais e os fóruns de discussão, a internet também permite que pessoas distantes, mas com gostos parecidos, formem uma comunidade virtual.
14. Software de gerenciamento de projetos
“Gestores poderão descrever o projeto em uma plataforma online e receber recomendações de pessoas disponíveis que estariam aptas a fazer aquele trabalho.”
15. Marketplace de empregos
“As empresas poderão dar lances por profissionais em plataformas online, seja se estiverem realizando um projeto de construção, um filme ou campanha publicitária. Isso será eficiente para empresas que querem terceirizar o trabalho que não fazem normalmente e para aquelas estiverem buscando novos clientes.”