Chegou o outono e, junto com a meia estação, em que as temperaturas começam a ficar mais amenas em boa parte do país, vem a temporada de gripes e resfriados. Como já é de tradição, também começaram as campanhas de vacinação contra gripe nas cidades brasileiras. A partir da última quarta (16), na cidade do Rio de Janeiro, as vacinas vão ficar disponíveis para todas as pessoas com mais de seis meses.
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio decidiu ampliar o público-alvo da vacinação e a meta é imunizar cerca de três milhões de cariocas. Até o momento, 400 mil pessoas tomaram a vacina em 2025. Este ano, sete pessoas morreram e 85 foram internadas por causa da gripe na capital fluminense.
Para se vacinar, basta comparecer a uma unidade de saúde com o seu documento de identificação e a caderneta de vacinação (que você pode acessar de forma digital). Além de 240 salas de vacinação em unidades de saúde, as vacinas também estão disponíveis no Super Centro Carioca de Vacinação:
- Unidade Botafogo (funcionamento de domingo a domingo, das 8h às 22h);
- Campo Grande, que está localizado no ParkShoppingCampoGrande (funcionamento de domingo a domingo, de acordo com o horário do centro comercial).
Você pode encontrar todos os locais e horários de vacinação clicando aqui.
Sobre as vacinas contra a gripe
A Secretaria publicou os seguintes avisos:
- Não há intervalo entre a vacina contra a gripe e as vacinas de rotina;
- Caso esteja com sintomas gripais ou de dengue, procure uma unidade para ser avaliado pelo profissional de saúde e adie a vacinação contra a gripe até a recuperação clínica total;
- A vacina não é indicada para pessoas com histórico de alergia grave a doses do imunizante;
- Pessoas que tiveram covid-19 devem aguardar a melhora clínica para se vacinar.