Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Enquanto alguns estados brasileiros se preparam para falta de água, outros correm risco de enchentes em agosto

Por Pedro Silvini
04/08/2026
Em Geral
0
água

Foto: (Reprodução/Magnific)

O mês de agosto começou sob alerta para extremos climáticos em diferentes regiões do Brasil. A intensificação do fenômeno El Niño deve provocar um cenário de contrastes, com risco de enchentes e temporais em parte do Sul do país, enquanto áreas do Centro-Oeste, Sudeste e interior do Nordeste enfrentam calor acima da média, baixa umidade do ar e possibilidade de agravamento da escassez hídrica.

Recomendado para você

  • Flamengo anuncia acerto com meio-campista do Bahia e contrato vai até 2028
  • Atacante que disputou a Copa do Mundo desembarca para assinar contrato com equipe brasileira
  • Enquanto o Bolsa Família paga R$ 600, outro benefício libera R$ 6.220 para milhares de brasileiros
  • Aneel anuncia taxação da conta de luz em agosto e revolta brasileiros

As projeções do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), da Climatempo e da MetSul apontam que o fenômeno continuará influenciando o clima brasileiro ao longo das próximas semanas. A expectativa é de temperaturas superiores ao normal em praticamente todo o território nacional, com desvios que podem chegar a 2°C em algumas regiões.

O cenário foi reforçado pelo Boletim nº 2 do Painel El Niño 2026-2027, elaborado pelo Inmet em parceria com diversos órgãos federais, entre eles o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Serviço Geológico do Brasil (SGB), a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Recomendado para você

  • docesChocolate muito consumido em vários países foi proibido por ser capaz de alterar o DNA
  • Estados Unidos buscam novos moradores e oferecem moradia gratuita com apenas 20 horas de trabalho por semana
  • YoutubeYouTube confirma decisão e deixa de funcionar em celulares Android
  • Mais de 120 mil beneficiários do Bolsa Família podem ficar sem o pagamento de agosto

Segundo o documento, existe 81% de probabilidade de o El Niño permanecer em intensidade muito forte pelo menos até o início de 2027. O fenômeno é caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico Equatorial acima da média histórica e, em episódios mais intensos, pode ultrapassar 2°C de anomalia, alterando os regimes de chuva e temperatura em diversas partes do planeta.

Sul segue sob risco de temporais e enchentes

As previsões indicam que os três estados da Região Sul devem registrar volumes de chuva acima da média durante agosto.

O maior alerta permanece para o Rio Grande do Sul, que já enfrentou enchentes durante julho e pode voltar a registrar episódios de chuva intensa, acompanhados por temporais, ventos fortes e queda de granizo. Paraná e Santa Catarina também devem receber precipitações acima da média, favorecidas pelo encontro entre massas de ar frio e quente.

Segundo a MetSul, não estão descartados novos episódios de chuva volumosa capazes de elevar significativamente os acumulados do mês.

Centro-Oeste e Sudeste terão calor e baixa umidade

Enquanto isso, boa parte do Centro-Oeste e do Sudeste deve enfrentar uma situação oposta.

Apesar da passagem eventual de frentes frias, a tendência é de predomínio de tempo seco, temperaturas elevadas e umidade relativa do ar inferior a 20% em diversas localidades. O cenário aumenta a preocupação com queimadas, problemas respiratórios e redução dos níveis de reservatórios em algumas regiões.

No Centro-Oeste, cidades como Cuiabá poderão registrar temperaturas próximas ou superiores aos 40°C, segundo as projeções meteorológicas.

Mesmo com o predomínio da estiagem, alguns sistemas frontais poderão provocar chuvas isoladas ao longo do mês, fazendo com que determinadas áreas encerrem agosto com volumes acima da média histórica.

Norte e Nordeste terão comportamento diferente

Na Região Nordeste, a previsão aponta predomínio de tempo seco no interior, enquanto as chuvas devem se concentrar principalmente na faixa litorânea entre o sul da Bahia e o Rio Grande do Norte.

Já na Região Norte, o comportamento será mais irregular. Estados como Pará, Rondônia e Acre têm previsão de chuva acima da média, enquanto áreas do norte do Amazonas e de Roraima devem registrar precipitações abaixo do esperado.

Fenômeno aumenta risco de eventos extremos

Especialistas destacam que agosto marca a transição entre o inverno e a primavera, período naturalmente caracterizado pela alternância entre massas de ar frio e quente. Neste ano, porém, o fortalecimento do El Niño tende a potencializar esse comportamento, aumentando a ocorrência de eventos climáticos extremos.

Além do risco de enchentes e temporais no Sul, o fenômeno favorece ondas de calor, estiagens prolongadas, baixa umidade do ar e impactos sobre os recursos hídricos, a agricultura e a ocorrência de desastres naturais em diferentes partes do país ao longo dos próximos meses.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista com formação em Mídias Sociais Digitais, colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Foto: Flamengo/Divulgação

Flamengo anuncia acerto com meio-campista do Bahia e contrato vai até 2028

Confira!

Foto: Flamengo/Divulgação

Flamengo anuncia acerto com meio-campista do Bahia e contrato vai até 2028

04/08/2026
água

Enquanto alguns estados brasileiros se preparam para falta de água, outros correm risco de enchentes em agosto

04/08/2026
Atual taça oficial da Copa do Mundo (Foto: Michael Reagen / Fifa)

Atacante que disputou a Copa do Mundo desembarca para assinar contrato com equipe brasileira

04/08/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix