Quebrar as unhas é uma frustração bastante comum para quem gostar de andar com a manicure em dia. E, na maioria das vezes, isso é normal, mas se você percebe que as suas unhas estão constantemente quebrando ou ficando mais finas e frágeis, isso pode ser um sinal de algum problema na sua saúde.
Em entrevista ao CNN Brasil, o dermatologista Andrey Malvestiti, do Hospital Israelita Albert Einstein, contou que a queixa mais comum nos consultórios dos dermatologias são unhas “fracas, quebradiças, rugosas ou descamando”.
Por que as suas unhas estão fracas?
Segundo Malvestiti, várias causas podem levar a essas alterações nas superfícies das unhas. Uma delas é o próprio envelhecimento. “Assim como a pele envelhece e desenvolve rugas ao longo dos anos, as unhas também, e podem ficar mais fracas e rugosas. Isso faz parte do processo natural do envelhecimento”, relatou o médico.
Outra causa comum é a gravidez. Com parte dos nutrientes do corpo sendo desviados para o feto, as unhas podem acabar mais fracas. Malvestiti explica que as alterações nas unhas não são necessariamente um problema de saúde, mas podem sim ser um sinal de algo mais sério.
Algumas condições podem afetar a aparência das unhas, como:
- Doença arterial periférica (varizes e problemas vasculares);
- Distúrbios endócrinos;
- Anemia por deficiência de ferro;
- Deficiências de vitaminas;
- Uso de medicamentos, como retinoides e quimioterápicos;
- Doenças dermatológicas.
A sua ocupação também pode influenciar no estado das suas unhas. É comum pessoas que têm muito contato com água ou produtos químicos ou atletas, como corredores ou jogadores de tênis, tenham unhas mais fracas. A recomendação, como de costume, é: procure um especialista, nesse caso um dermatologista, para entender exatamente qual o seu problema e como você pode resolver isso.