Apesar de associarmos os vírus aos computadores, é necessário se preocupar com links suspeitos pelo celular, que podem prejudicar ainda mais os usuários, permitindo que os criminosos tenham acesso aos dados bancários. Uma nova ameaça foi descoberta pela Kaspersky, empresa especializada em softwares de segurança, no qual os hackers conseguem ter acesso aos sistemas financeiros para roubar pelo Pix os valores dos usuários.
Para isso, eles “infectam” o celular sem que a pessoa perceba e rouba os dados dela, tendo como principais vítimas usuários de aparelhos com sistema Android. O esquema funciona da seguinte forma: os cibercriminosos criam um trojan bancário (um programa disfarçado instalado no celular) e com ele é capaz de trocar a chave Pix durante uma transferência bancária para outra pessoa, que no caso são os criminosos.
Saiba mais informações sobre hackers de Android
Esse vírus é tão potente que, não só altera o destino do dinheiro, como também muda a quantia enviada. O criminoso possui acesso ao saldo da vítima e sabe o quanto consegue enviar. Lembrando que, uma das principais formas de infectar o celular é clicando em links suspeitos ou baixando aplicativos que não fazem parte da loja oficial do Google.
Quando a vítima acessa um site aleatório e tenta baixar algum app, corre o risco de inserir vírus no celular sem que perceba. Se tiver esse hábito, é bom ter instalado um antivírus que possa combater algum tipo de invasão, evitando transtornos futuros. Além disso, evite instalar arquivos APK de fontes desconhecidas.