Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Papa brasileiro é avisado e se prepara para tomar posse no Vaticano

Por Pedro Silvini
22/04/2025
Em Geral
0
Conclave de 2013

Conclave Papal que elegeu Francisco em 2013 (Reprodução/Getty Images)

A morte do Papa Francisco nesta segunda-feira (21) abriu oficialmente o período de Sé Vacante na Igreja Católica. Além dos preparativos para as cerimônias fúnebres do pontífice argentino, o momento marca a convocação do Conclave que irá eleger o novo chefe de Estado do Vaticano — uma escolha cercada de expectativa, tradição e simbolismo.

Entre os 138 cardeais com menos de 80 anos que têm direito a voto e podem ser eleitos, sete são brasileiros. Embora nenhum deles apareça com destaque nas projeções iniciais dos especialistas do Vaticano, dois nomes têm sido apontados como os mais preparados para assumir o trono de Pedro, caso a decisão dos cardeais tome um rumo inesperado: Dom Sérgio da Rocha e Dom Leonardo Ulrich Steiner.

Os brasileiros no Conclave

O Brasil, país com o maior número de católicos no mundo, será representado por sete cardeais no Conclave. São eles:

  • Dom Sérgio da Rocha (65 anos), arcebispo de Salvador e membro do seleto Conselho de Cardeais, que assessora diretamente o Papa. Com longa trajetória como arcebispo em Fortaleza, Teresina e Brasília, ele tem o perfil diplomático e pastoral valorizado no Vaticano.
  • Dom Leonardo Ulrich Steiner (74 anos), arcebispo de Manaus e primeiro cardeal da Amazônia brasileira. Franciscano, ele tem forte ligação com os povos da floresta e com temas ambientais — um legado valorizado por Francisco. Seu nome simboliza o cuidado com regiões periféricas da Igreja.
  • Dom Odilo Pedro Scherer (75 anos), arcebispo de São Paulo e Grão-Chanceler da PUC-SP. Foi considerado um dos favoritos no Conclave de 2013, mas nesta eleição está fora das listas de “papáveis”.
  • Dom Orani João Tempesta (74 anos), arcebispo do Rio de Janeiro e membro da ordem cisterciense. Com ampla experiência em dioceses do Norte e Sudeste do país.
  • Dom João Braz de Aviz (77 anos), arcebispo emérito de Brasília e ex-prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada. É um defensor do diálogo com a Teologia da Libertação.
  • Dom Paulo Cezar Costa (57 anos), arcebispo de Brasília e o mais jovem entre os brasileiros no Conclave. Participa da Pontifícia Comissão para a América Latina.
  • Dom Jaime Spengler (63 anos), arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Seu nome não aparece entre os mais cotados, mas sua liderança é reconhecida.

O único brasileiro que não poderá participar da votação é o cardeal emérito Dom Raymundo Damasceno Assis, de 87 anos, arcebispo aposentado de Aparecida, por já ter ultrapassado o limite de idade.

Papável, mas com cautela

O termo italiano papabile — “papável”, em tradução literal — é usado para se referir aos cardeais considerados fortes candidatos ao papado. No entanto, entre os vaticanistas, prevalece a máxima: “Quem entra no Conclave como papa, sai como cardeal”. Em outras palavras, favoritismo não garante a eleição.

Diferentemente de 2013, quando Dom Odilo Scherer figurava entre os principais nomes na disputa, nesta nova sucessão o cenário é mais aberto. Especialistas afirmam que a eleição de um novo Papa latino-americano logo após Francisco é pouco provável. Ainda assim, o nome de Dom Sérgio da Rocha é citado como o mais preparado entre os brasileiros.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Papa Francisco

Morte de Papa Francisco foi antecipada por clube de futebol? Entenda!

Confira!

Esses perfumes do Boticário são baratos, potentes e fixam o dia todo

09/09/2025

“A casa vai cair”: Carlinhos Vidente revela 2 casais famosos que vão terminar o relacionamento

09/09/2025
celular

Como acessar o seu celular mesmo tendo esquecido a senha?

09/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix