Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Papa brasileiro é avisado e se prepara para tomar posse no Vaticano

Por Pedro Silvini
22/04/2025
Em Geral
0
Conclave de 2013

Conclave Papal que elegeu Francisco em 2013 (Reprodução/Getty Images)

A morte do Papa Francisco nesta segunda-feira (21) abriu oficialmente o período de Sé Vacante na Igreja Católica. Além dos preparativos para as cerimônias fúnebres do pontífice argentino, o momento marca a convocação do Conclave que irá eleger o novo chefe de Estado do Vaticano — uma escolha cercada de expectativa, tradição e simbolismo.

Entre os 138 cardeais com menos de 80 anos que têm direito a voto e podem ser eleitos, sete são brasileiros. Embora nenhum deles apareça com destaque nas projeções iniciais dos especialistas do Vaticano, dois nomes têm sido apontados como os mais preparados para assumir o trono de Pedro, caso a decisão dos cardeais tome um rumo inesperado: Dom Sérgio da Rocha e Dom Leonardo Ulrich Steiner.

Os brasileiros no Conclave

O Brasil, país com o maior número de católicos no mundo, será representado por sete cardeais no Conclave. São eles:

  • Dom Sérgio da Rocha (65 anos), arcebispo de Salvador e membro do seleto Conselho de Cardeais, que assessora diretamente o Papa. Com longa trajetória como arcebispo em Fortaleza, Teresina e Brasília, ele tem o perfil diplomático e pastoral valorizado no Vaticano.
  • Dom Leonardo Ulrich Steiner (74 anos), arcebispo de Manaus e primeiro cardeal da Amazônia brasileira. Franciscano, ele tem forte ligação com os povos da floresta e com temas ambientais — um legado valorizado por Francisco. Seu nome simboliza o cuidado com regiões periféricas da Igreja.
  • Dom Odilo Pedro Scherer (75 anos), arcebispo de São Paulo e Grão-Chanceler da PUC-SP. Foi considerado um dos favoritos no Conclave de 2013, mas nesta eleição está fora das listas de “papáveis”.
  • Dom Orani João Tempesta (74 anos), arcebispo do Rio de Janeiro e membro da ordem cisterciense. Com ampla experiência em dioceses do Norte e Sudeste do país.
  • Dom João Braz de Aviz (77 anos), arcebispo emérito de Brasília e ex-prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada. É um defensor do diálogo com a Teologia da Libertação.
  • Dom Paulo Cezar Costa (57 anos), arcebispo de Brasília e o mais jovem entre os brasileiros no Conclave. Participa da Pontifícia Comissão para a América Latina.
  • Dom Jaime Spengler (63 anos), arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Seu nome não aparece entre os mais cotados, mas sua liderança é reconhecida.

O único brasileiro que não poderá participar da votação é o cardeal emérito Dom Raymundo Damasceno Assis, de 87 anos, arcebispo aposentado de Aparecida, por já ter ultrapassado o limite de idade.

Papável, mas com cautela

O termo italiano papabile — “papável”, em tradução literal — é usado para se referir aos cardeais considerados fortes candidatos ao papado. No entanto, entre os vaticanistas, prevalece a máxima: “Quem entra no Conclave como papa, sai como cardeal”. Em outras palavras, favoritismo não garante a eleição.

Diferentemente de 2013, quando Dom Odilo Scherer figurava entre os principais nomes na disputa, nesta nova sucessão o cenário é mais aberto. Especialistas afirmam que a eleição de um novo Papa latino-americano logo após Francisco é pouco provável. Ainda assim, o nome de Dom Sérgio da Rocha é citado como o mais preparado entre os brasileiros.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Papa Francisco

Morte de Papa Francisco foi antecipada por clube de futebol? Entenda!

Confira!

Pressão Alta no Brasil

Quem sofre com essa doença tem mais chance de infartar, revela estudo

03/02/2026
trump

Trump decide transformar 3 países em estados dos EUA

03/02/2026
condominio mansão windsor cay resort

Dupla sertaneja famosa decide morar junta em ‘palácio’ de R$ 10 milhões nos EUA

03/02/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix