Para este ano de 2025, a obrigatoriedade de declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) tem como base os rendimentos do ano passado, incluindo salários, aposentadorias, pensões e outras rendas sujeitas à tributação. Quem recebeu acima de R$ 33.888,00, deverá declarar seus bens, incluindo também rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte superiores a R$ 200.000,00, como indenizações trabalhistas, heranças, doações, rendimentos de poupança e prêmios de loterias.
Para quem precisa declarar, saiba que existem algumas regras específicas que podem colaborar para reduzir os valores tributados. Nem todos fazem esses tipos de solicitação por acharem o processo complexo, mas através deles, é possível ter uma economia significativa.
Saiba como reduzir o Imposto de Renda com automóvel
Motoristas de Táxi e por aplicativos como Uber
Por não ser feito de forma automática no sistema, saiba que é necessário calcular os gastos para ter esse desconto. Por exemplo, o governo permite que seja declarado por motorista 60% do que foi ganho em 2024, ano-base do IR, sendo que os outros 40% são destinados para gasto com combustível, manutenção e afins. Embora não seja especificamente para “donos de carros” em geral, taxistas também têm direito à isenção de IPI e, em alguns casos, ICMS na compra de veículos novos destinados ao serviço de táxi.
Motoristas rurais
De acordo com o Perguntão, portal de dúvidas da Receita Federal, pessoas que possuem gastos com manutenção de veículos nas zonas rurais, poderá colocar esses valores para ter um abatimento. Para isso, é necessário comprovar os gastos com combustível, aluguel, oficina e até mesmo o salário dos motoristas.
Profissionais que viajam para congressos e seminários
Destinado para profissionais da área da saúde, podem ter esse desconto por causa da quantidade de viagens por ano, assim afirma o Parecer Normativo CST 60/1978: “as despesas (..) se necessárias ao desempenho da função desenvolvida pelo contribuinte (…) podem ser deduzidas, tais como os valores de transporte”, mediante a comprovação desses gastos.