Para quem mora no estado do Rio de Janeiro, o feriado da Páscoa e de Tiradentes ainda se esticou mais um pouco. Nesta quarta, dia 23 de abril, é feriado estadual no Rio, em homenagem ao Dia de São Jorge e ao Dia de Ogum. Cultuado no Candomblé e na Umbanda, o Orixá Ogum costuma ser associado ao santo católico. Mas quem é Ogum?
Ogum é um Orixá que representa a “coragem, a guerra, a tecnologia, o trabalho árduo, o ferro, a caça e a agricultura”, explica o Brasil Escola. Ele é visto como um Orixá guerreiro, o que explica como, no sincretismo das religiões de matriz africana com o catolicismo, ele acabou associado ao santo guerreiro, São Jorge.
Vale destacar que o santo e o Orixá não são exatamente a mesma coisa. Orixás acabaram sendo associados a santos católicos como uma forma dos praticantes das religiões de matriz africana continuarem exercendo sua fé em meio à proibição dessas crenças.
Irmão de Exu, Ogum é representado como um guerreiro valente, sempre carregando sua espada. Segundo as crenças da Umbanda e do Candomblé, foi Ogum que descobriu o ferro e revelou esse segredo para a humanidade, agraciando-nos com o dom da “metalurgia, técnica de caça e estratégias de guerra”.
Como são os filhos de Ogum?
Consultado pelo Brasil Escola, o Pai Pablo de Ogum, sacerdote do terreiro Luz de Nzambi, explicou que os filhos desse Orixá são pessoas que se irritam facilmente, especialmente com situações de injustiça. Além disso, são pessoas que gostam de festas e comemorações e preferem enfrentar novos desafios em vez de ficar na rotina de sempre.