Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Apelidado de “Ozempic de pobre”, o que é o psyllium?

Por Carolina Carvalho
24/04/2025
Em Geral
0
psyllium

Imagem: reprodução

Carinhosamente apelidado de “Ozempic de pobre” nas redes, o psyllium não é um medicamento, e sim uma fibra solúvel e uma opção natural para quem quer impulsionar o processo de emagrecimento*, entre outros benefícios. Saiba mais sobre o psyllium, seus benefícios e como utilizar no seu dia a dia.

Obviamente: sozinho, o psyllium não vai fazer milagre. Ele é um aliado e deve ser combinado a uma alimentação equilibrada e uma rotina de exercícios físicos.

O que é psyllium?

O psyllium é uma fibra natural, extraído das sementes da planta Plantago ovata. Na verdade, ele é considerado uma “superfibra”, apelido para fibras mais concentradas. A cada cinco gramas de psyllium, são até quatro de fibra. Segundo o blog do hospital Albert Einstein, existem relatos dessa fibra sendo usada desde a Antiguidade para fins medicinais.

A nutricionista Lara Natacci, diretora clínica da DietNet, explicou ao Estadão que, ao se dissolver na água, o psyllium forma uma espécie de gel espesso. Assim como todas as fibras, o psyllium ajuda a dar uma sensação de saciedade, mas o efeito é potencializado justamente por ele formar esse “gel”.

Mas a substância natural ainda tem outros benefícios, como a regulação intestinal. O consumo constante do psyllium aumenta a frequência e a consistência das fezes. Segundo o blog do Einstein, alguns estudos mostram que a substância pode ser mais eficaz que laxantes em alguns casos.

O psyllium também pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol (LDL, o “colesterol ruim”), melhorando sua saúde cardiovascular, e os níveis de glicemia, principalmente em pessoas com diabetes tipo 2.

Como consumir psyllium?

A indicação é consumir de três a cinco gramas por dia, seja em forma de cápsulas ou misturando o pó com água, meia hora antes das refeições. Apesar de ser um produto natural, é indicado se consultar com um profissional para inserir o psyllium na sua alimentação. O consumo em excesso ou a falta de água durante o resto do dia pode causar inchaço, gases e cólicas.

“Pessoas com obstrução intestinal ou dificuldades de deglutição devem evitar o uso de psyllium sem orientação médica”, completa o blog do Einstein.

ALIMENTAÇÃO

Revelada a melhor forma de tomar Whey Protein para perder peso

O Whey não é um aliado apenas para quem quer potencializar os resultados da musculação. Também é uma ajuda para quem quer emagrecer.
Leia mais
X

Revelada a melhor forma de tomar Whey Protein para perder peso

Leia mais

Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próximo post
Bolsonaro

Bolsonaro vai ao funeral do Papa? Foi confirmado!

Confira!

mcdonald's

McDonald’s vai realizar sorteio de R$ 722 mil para quem comprar lanches até 21/10; é possível participar no Brasil?

16/09/2025
Foto: Alan Santos/PR

Bolsonaro mal foi preso e já deixou o confinamento

16/09/2025
ponte são paulo

Governo está construindo uma ponte gigantesca em SP que vai custar quase R$ 500 milhões

16/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix