As empresas catarinenses WEG, de Jaraguá do Sul, e a Senior Sistemas, de Blumenau, uniram forças para criar o primeiro robô com Inteligência Artificial e tecnologia 100% brasileira. O produto foi apresentado ao mercado na Intermodal 2025, evento de tecnologia da América do Sul que começou na última terça (22) e termina hoje (24).
O propósito do “robô logístico” é ajudar a movimentar materiais em depósitos de empresas sem a necessidade de trabalho humano. De acordo com a NSC Total, o “software processa milhares de informações de estoque e pedidos em tempo real, enquanto o robô utiliza elementos de IA para recalcular rotas e evitar obstáculos”.
Segundo o chefe de vendas da WEG, Pedro Havranek, a ideia do robô surgiu por causa de uma necessidade que a própria empresa via dentro de suas fábricas. Em uma das suas unidades, a de Itajaí, um estudo demonstrou que os trabalhadores percorriam diariamente mais de nove quilômetros em suas tarefas logísticas, distância que reduziu 45% com a introdução dos robôs.
Mas calma: pelo menos de acordo com a empresa, a intenção não é substituir a mão de obra e permite “realocar os funcionários em atividades que geram mais valor para as empresas”, escreve o NSC Total.
Veja um vídeo dos robôs da WEG em ação:
E qual o preço do “robô logístico”?
O preço dessa tecnologia varia, em média, entre R$ 265 mil e R$ 560 mil, segundo o NSC Total. Atualmente, a empresa tem robôs com capacidade de carga de 150 kg e 500 kg, mas pretende enviar em breve um modelo que suporta até 1,5 mil kg.
			
                


