Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Contas bancárias estão sendo abertas de forma inapropriada. Entenda!

Por Pedro Silvini
25/04/2025
Em Geral
0
Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto

Medida faz parte da gestão do Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto (Repordução/José Cruz/Agência Brasil)

O aumento nos casos de fraudes envolvendo a abertura de contas bancárias falsas acendeu um alerta no sistema financeiro brasileiro. Para enfrentar o problema, o Banco Central (BC) anunciou novas medidas que visam dar mais controle aos cidadãos e dificultar o uso indevido de dados pessoais por golpistas.

A principal novidade é a criação de uma funcionalidade no sistema Registrato — plataforma que permite consultar vínculos financeiros associados ao CPF — para que o cidadão possa bloquear a abertura de contas em seu nome sem autorização. A expectativa é que, com esse registro, bancos e instituições financeiras sejam obrigados a verificar previamente se a pessoa permitiu a abertura de nova conta, evitando, assim, fraudes e contas abertas por terceiros.

“Estamos desenvolvendo um sistema que permitirá ao cidadão informar que não deseja a abertura de novas contas bancárias em seu nome. As instituições financeiras deverão consultar essa base antes de permitir qualquer nova conta”, explicou Gilneu Vivan, diretor de regulação do BC.

O anúncio dessas medidas de segurança aconteceu durante o evento de lançamento do Pix por aproximação, a tecnologia que permite fazer transferências apenas ao aproximar o celular da maquininha. A modalidade, por enquanto, está disponível apenas para celulares Android.

Fraudes digitais em alta

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, também defendeu o endurecimento dos critérios de abertura de contas, especialmente diante do avanço dos pagamentos instantâneos, como o Pix. Segundo ele, muitas vezes os criminosos utilizam contas “laranjas” ou fantasmas para receber dinheiro de golpes digitais.

“Precisamos entender que a conta receptora raramente está no nome do criminoso. Existem muitas contas laranjas. Endurecer os critérios de abertura é essencial para reduzir esse tipo de crime”, afirmou Campos Neto.

Tecnologia e prevenção

Além da nova funcionalidade no Registrato, o Banco Central informou que está desenvolvendo um sistema de rastreamento, bloqueio e devolução de valores em caso de fraudes com pagamentos instantâneos. O projeto também prevê o uso de inteligência artificial para identificar padrões suspeitos de movimentação, permitindo a antecipação de golpes.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Polícia Federal

Saiba quando será a tão esperada prova da Polícia Federal

Confira!

a fazenda 17

Participante de A Fazenda 17 vira meme por falta de higiene

19/09/2025
Entrevista de Emprego

As 16 profissões que mais serão procuradas daqui 10 anos

19/09/2025
copa do mundo

País gigante de Europa está disposto a deixar a Copa do Mundo por motivo político

19/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix