Em um comunicado, a XP enviou aos seus clientes por email na quinta-feira (24/04), a confirmação de que houve vazamento de informações não autorizadas de uma base de dados hospedada em um fornecedor externo. Entre esses dados vazados, estão nomes, número da conta, saldo e limite de crédito, mas reforçou que nenhuma transação financeira foi realizada ou foi exposta assinatura eletrônica e biometria.
No email, a XP Empresas explicou que houve uma acesso indevido no dia 25 de março deste ano e a instituição solicitou o bloqueio que foi feito com sucesso. Ainda em nota, a empresa afirma que nenhum sistema da XP foi utilizado pelos cibercriminosos. “Imediatamente efetuamos o bloqueio deste acesso. Sua conta e seus investimentos estão em total segurança, pois nenhum sistema da XP foi acessado”, afirma aos clientes.
Saiba mais sobre o vazamento de dados da XP
Para tranquilizar os clientes, a XP afirmou que os seus aplicativos e sites estão operando normalmente e não há necessidade de alterações de senhas. No entanto, a empresa alertou os clientes sobre possíveis golpes com o uso de dados pessoais: “Por conta do ocorrido, desconfie de ligações telefônicas em nome da XP sobre procedimentos de segurança e reconhecimento de compras ou transações, e nunca altere ou realize qualquer ação no aplicativo sob orientação de qualquer contato telefônico.”
Sobre os dados vazados, a empresa disse que estão dados cadastrais como nome, telefone, e-mail, data de nascimento, CEP, estado civil, gênero, cargo e nacionalidade, assim como dados sobre os produtos financeiros contratados. Mas, sem os respectivos detalhamentos, limitando-se às informações bancárias, como se possui ou não cartão de crédito e débito, seguro, consórcio, previdência e portabilidade de salário. Além disso, também foram expostos dados do número da conta na XP, saldo, posição, nome do assessor e limite de crédito, referentes ao mês de março.
Em caso de dúvidas, a XP disponibiliza mais informações nos canais oficiais de atendimento: sites de dúvidas, autoatendimento via WhatsApp (+55 11 4935-2720), SACs (0800-772-0202 e 0800-000-0078) e outros contatos.