Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Além de Collor, veja quais presidentes do Brasil já foram presos

Por Gabriela Giordani
25/04/2025
Em Geral
0
© ABR; Valter Campanato/Agência Brasil

© ABR; Valter Campanato/Agência Brasil

Após determinação do ministro Alexandre de Moraes, o ex-presidente Fernando Collor de Mello foi preso na manhã desta sexta-feira (25) em Maceió. O então também ex-senador, se tornou o terceiro presidente da República a ser preso, desde a redemocratização. De acordo com a defesa de Collor, a prisão ocorreu às 4h, quando o político se deslocava para Brasília.

Anteriormente, quem também passou pela prisão foi o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teve sua condenação em 2018, em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro, no âmbito da Operação Lava Jato. Lula havia sido o primeiro ex-chefe do Executivo a ser preso, pois o petista foi condenado pelo ex-juiz e agora senador Sergio Moro (União Brasil-PR), mas em novembro de 2019 foi solto. Em seguida, foi a vez de Michel Temer (MDB), que também fez parte da força tarefa da Lava Jato. 

Vale ressaltar que, segue em tramitação o nome de Jair Bolsonaro (PL), que está sendo acusado pela PGR por ter feito parte da organização da tentativa de golpe entre o fim de 2022 e o começo de 2023. Caso seja condenado, poderá ser o 4° presidente a ser preso. 

CIDADE FEMININA

Estas são as 10 cidades com maior % de mulheres do Brasil

Em qual das cidades do ranking você preferiria viver?
Confira!
X

Estas são as 10 cidades com maior % de mulheres do Brasil

Confira!

Entenda como Fernando Collor foi preso 

A pena que Fernando Collor deve cumprir é de oito anos e dez meses por corrupção e lavagem de dinheiro em um esquema na BR Distribuidora. Durante esta sexta-feira, o STF julgou a manutenção da prisão e o placar ficou em 4 a 0 a favor da prisão, com votos de Flávio Dino, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso, além do voto do relator, o próprio Alexandre Moraes.

Após ser condenado em 2023, a defesa do ex-presidente apresentou diversos recursos para impedir a sua sentença, mas na noite de quinta-feira (24/04), Moraes rejeitou um segundo recurso da defesa, por considerá-lo meramente protelatório, e determinou a prisão imediata do ex-mandatário. 

Como foi o mandato de Fernando Collor 

Fernando Collor de Mello foi presidente do Brasil entre 15 de março de 1990 e 29 de dezembro de 1992, sendo o primeiro presidente eleito por voto direto após a ditadura militar. Em 1992, Collor foi acusado de corrupção e envolvimento em um esquema comandado por seu ex-tesoureiro de campanha, Paulo César Farias, mais conhecido como PC Farias. Diante da forte forte pressão popular (como os protestos dos caras-pintadas), a Câmara dos Deputados aprovou seu impeachment.

Gabriela Giordani

Gabriela Giordani

Jornalista pela Unesp de Bauru. Diariamente produzindo nas editorias do Mix.

Próximo post
produtos de limpeza

Cuidado: misturar esses 2 produtos de limpeza pode levar à morte

Confira!

CNH

Além de não precisar de autoescola, CNH será completamente gratuita para vários brasileiros

06/11/2025
Foto ilustrativa: Kindel Media/Pexels

Roubo milionário em aeroporto do interior do Brasil termina com 7 pessoas presas

06/11/2025
Leonardo DiCaprio

O pedido que Leonardo DiCaprio fez ao Brasil e chocou o mundo inteiro

06/11/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix