Nos últimos dias, o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – dominou as manchetes com a operação da Polícia Federal que desvendou um esquema de corrupção que desviou bilhões de reais de aposentados e pensionistas através de descontos irregulares. Mas, para completar, surgiu um golpe se aproveitando dessa situação.
O governo já anunciou que o INSS vai reembolsar brasileiros afetados por esse esquema. Baseado nisso, surgiu um golpe em que criminosos entram em contato com a vítima prometendo a devolução desses valores. Segundo o Terra Brasil, essas mensagens chegam por meio de e-mail e WhatsApp, incluindo links através dos quais as vítimas conseguiriam ser ressarcidas. O Ministério da Previdência Social alertou sobre o golpe em uma publicação nas redes:
Como o INSS vai devolver o dinheiro dos beneficiários?
Segundo o C.B. Radar, os valores serão devolvidos diretamente na folha de pagamento de maio. “Essa medida inclui todos os descontos que foram feitos de forma não autorizada em contracheques anteriores a abril de 2025”, explica o site.
O INSS publicou as orientações para você saber se teve algum desconto indevido nas suas folhas de pagamento:
“Basta acessar, com login e senha, o Meu INSS (site ou aplicativo), clique em “Consultar Benefício” e, em seguida, em ‘Extrato de Pagamento’. Clique no mês que aparece (por padrão, aparecem somente as duas últimas competências, mas é possível visualizar as anteriores também). Na tabela que aparece, irá constar o possível valor do desconto, se houver.”
Segundo estimativas da Polícia Federal, o esquema desvendado pela Operação Sem Desconto cobrou indevidamente cerca de R$ 6,3 bilhões de aposentados e pensionistas.