Com o avanço da tecnologia, que permite que diversos setores se adaptem às necessidades dos clientes, os bancos estão se digitalizando cada vez mais. Nos Estados Unidos, a Flagstar Financial, 29º maior banco comercial do país, anunciou que fechará 60 agências até o fim deste ano, como forma de retenção de gastos. A instituição bancária é popular em 9 estados, tendo força principalmente em Nova York, mas vem enfrentando prejuízos financeiros ligados ao setor imobiliário comercial, somando US$ 160 milhões em perdas no último trimestre de 2024.
Além do objetivo de economizar dinheiro, o banco também entende que o futuro é ter serviços cada vez mais onlines, diante da era da digitalização dos serviços bancários, já que muitos consumidores preferem usar aplicativos e internet banking. Inclusive, esse movimento será uma tendência em escala global, assim projeta especialistas, que afirmam que as agências físicas de bancos podem desaparecer até 2041.
Mais detalhes sobre o fechamento das agências Flagstar Financia
De acordo com a empresa, o plano é fechar cerca de 60 agências de varejo e 20 agências de atendimento a clientes privados este ano, como parte de um esforço para reduzir custos após registrar uma perda líquida de US$ 845 milhões em 2024. Esses fechamentos estão ocorrendo de forma gradual e algumas já encerram suas atividades físicas.
Confira abaixo os locais das agênicas
- Michigan: Allen Park, East Lansing, Grand Rapids, Jackson, Marquette, White Lake
- Indiana: Auburn, Fort Wayne
- Nova York: Bellerose, Bayside, Brooklyn, Deer Park, New Hyde Park, New York City, Rego Park, Ronkonkoma, Springfield Gardens, Staten Island (vários locais), Whitestone, Woodhaven
- Nova Jersey: East Newark, Fairfield, Newark, Union, Woodbridge, West Orange
- Ohio: Cleveland Heights, Wickliffe, Westlake
- Arizona: Phoenix (vários locais)
- Missouri: Vários locais
- Montana: Vários locais