Nesta segunda-feira (28/04), um apagão de energia elétrica atingiu boa parte da Europa, deixando diversos setores sem luz de uma maneira extraordinária. Os principais países atingidos foram a Espanha e Portugal, afetando estações de trens e até o funcionamento de aeroportos. Por causa disso, a plataforma de monitoramento de voo Flightradar24 divulgou um mapa de como esse problema impactou o setor, relatando até que alguns aviões estavam “desapareceram” do radar. Isso ocorreu porque as torres que compartilham as posições de cada aeronave se desconectaram da rede mundial de internet.
A falta de energia começou em torno de 12h no horário local (7h em Brasília) e vários serviços precisaram ser interrompidos. Inclusive, as companhias aéreas de outros lugares, como nos aeroportos de Barajas, em Madrid, e El Prat, em Barcelona, também relataram problemas. Em Portugal, a ANA, operadora aeroportuária portuguesa, emitiu uma nota no site para alertar os passageiros sobre esse transtorno: “Devido a um corte geral de energia, poderão ocorrer problemas operacionais. Entre em contato com sua companhia aérea antes de se dirigir ao aeroporto.”

Como os aviões pousaram após apagão na Europa
Com a falta de abastecimento, a REN, empresa que opera o sistema de energia de Portugal, explicou à mídia portuguesa que esse apagão ocorreu por causa de uma unidade localizada na Espanha e descartou qualquer possibilidade de um ataque cibernético. Em nota, também afirmou que a energia seria estabilizada aos poucos, o que ocorreu durante a tarde no país.
Inclusive, o chefe de operações da rede REE, da Espanha, também se manifestou e afirmou que o fornecimento de energia do país poderia levar de seis a dez horas. Para reforçar essa normalização, o primeiro-ministro de Portugal, Luis Montenegro, disse que a expectativa é que a energia fosse totalmente restabelecida no país nas “próximas horas”.