Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Milhares de aviões estão desaparecendo na Europa. Entenda o motivo!

Por Gabriela Giordani
28/04/2025
Em Geral
0

Nesta segunda-feira (28/04), um apagão de energia elétrica atingiu boa parte da Europa, deixando diversos setores sem luz de uma maneira extraordinária. Os principais países atingidos foram a Espanha e Portugal, afetando estações de trens e até o funcionamento de aeroportos. Por causa disso, a plataforma de monitoramento de voo Flightradar24 divulgou um mapa de como esse problema impactou o setor, relatando até que alguns aviões estavam “desapareceram” do radar. Isso ocorreu porque as torres que compartilham as posições de cada aeronave se desconectaram da rede mundial de internet.

A falta de energia começou em torno de 12h no horário local (7h em Brasília) e vários serviços precisaram ser interrompidos. Inclusive, as companhias aéreas de outros lugares, como nos aeroportos de Barajas, em Madrid, e El Prat, em Barcelona, também relataram problemas. Em Portugal, a ANA, operadora aeroportuária portuguesa, emitiu uma nota no site para alertar os passageiros sobre esse transtorno: “Devido a um corte geral de energia, poderão ocorrer problemas operacionais. Entre em contato com sua companhia aérea antes de se dirigir ao aeroporto.”

Reprodução: Flightradar24

Como os aviões pousaram após apagão na Europa 

Com a falta de abastecimento, a REN, empresa que opera o sistema de energia de Portugal, explicou à mídia portuguesa que esse apagão ocorreu por causa de uma unidade localizada na Espanha e descartou qualquer possibilidade de um ataque cibernético. Em nota, também afirmou que a energia seria estabilizada aos poucos, o que ocorreu durante a tarde no país. 

Inclusive, o chefe de operações da rede REE, da Espanha, também se manifestou e afirmou que o fornecimento de energia do país poderia levar de seis a dez horas. Para reforçar essa normalização, o primeiro-ministro de Portugal, Luis Montenegro, disse que a expectativa é que a energia fosse totalmente restabelecida no país nas “próximas horas”.

Gabriela Giordani

Gabriela Giordani

Jornalista pela Unesp de Bauru. Diariamente produzindo nas editorias do Mix.

Próximo post
chevrolet onix

Inovação bombástica no novo Chevrolet Onix deixa consumidores maravilhados

Confira!

Picada de abelha pode destruir 100% das células cancerígenas e eliminar a doença, revela estudo

16/09/2025
iphone 17

Acessório que tinha em todos os iPhones deixa de existir no 17

16/09/2025
Mulher viajando

Desligue esse dispositivo ao viajar e evite incêndios na sua casa

16/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix