O INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – dominou as manchetes dos últimos dias após a Operação Sem Desconto da Polícia Federal desmantelar um esquema bilionário de corrupção, que cobrou indevidamente bilhões de reais dos aposentados e pensionistas. Depois a descoberta desse esquema, o INSS já confirmou que vai reembolsar os beneficiários que tiveram descontos irregulares em seus pagamentos.
Um documento da Controladoria-Geral da União (CGU) revelou que os descontos irregulares eram mais concentrados em pensionistas de cidades do interior da região Nordeste. Os descontos eram feitos por entidades associativas nas folhas de pagamento. “19 municípios com 60% ou mais de aposentados/pensionistas que possuem descontos de mensalidades associativas implementados, localizados principalmente no interior de estados nordestinos, com predominância do Maranhão e Piauí“, revelou documento da CGU, como foi repercutido pelo g1.

Algumas das entidades que foram investigadas pela operação foram a Contag – Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares -; a AAPPS UNIVERSO, em Aracaju, Sergipe; e a Ambec, com sede em São Paulo.
Como saber se eu tenho direito a algum reembolso do INSS?
Ficou na dúvida se você também foi vítima desse esquema de corrupção dentro do instituto? Basta acessar o site ou aplicativo Meu INSS e clique em “Consultar Benefício” > “Extrato de Pagamento” > Selecione o mês que aparece. Na tabela, irá constar o possível valor do desconto indevido se ele tiver sido feito.
Todos os valores descontados indevidamente serão devolvidos aos aposentados e pensionistas diretamente na folha de pagamento de maio, medida que inclui todos os descontos anteriores a abril deste ano, segundo o C.B. Radar.