Você provavelmente viu nas redes sociais algum alvoroço por causa de uma camisa vermelha da Seleção Brasileira. Nada foi divulgado oficialmente até agora, mas o site Footy Headlines publicou uma matéria afirmando que a CBF – Confederação Brasileira de Futebol – vai trocar a camisa reserva azul por um modelo vermelho e preto na Copa do Mundo de 2026. O site também revelou que os modelos serão lançados pela Jordan, da Nike.
Em meio às especulações sobre o tema – e às muitas polêmicas envolvendo a escolha de cores -, muitos internautas ficaram com a dúvida: afinal, a Seleção pode usar vermelho?
No estatuto da CBF, o Art. 13 do capítulo afirma que as cores dos uniformes precisam estar entre as cores da bandeira do país: azul, verde, amarelo e branco. Porém, na sequência, o texto já estabelece que podem ser aprovadas outras cores de camisa em modelos comemorativos – não dizendo exatamente quais situações se encaixariam.
Então, a resposta é sim: em teoria, a Seleção pode usar vermelho, mas é preciso alguma situação comemorativa para justificar a escolha da cor fora da nossa bandeira.
A Seleção já usou camisa vermelha antes
Segundo o Footy Headlines, entre 1917 e 1919, há mais de cem anos, o time brasileiros usou vermelho em partidas oficiais, como o Campeonato Sul-Americano de 1917 – agora conhecido como Copa América.
O site também destaca que a cor vermelho tem um significado histórico para o país. Afinal, o nome do Brasil vem da árvore pau-brasil, espécie nativa que foi um dos primeiros produtos alvos da colonização portuguesa sobre o país. O pau-brasil era muito valioso por ser usado para produzir um corante vermelho, na época usado para tingir tecidos.