Com a recente morte do Papa Francisco, voltaram a borbulhar na internet as supostas profecias do astrólogo e vidente Nostradamus, que viveu na França no século XVI. Um dos trechos das profecias de Nostradamus dizia:
“Com a morte de um Pontífice muito velho/ Um romano de boa idade será eleito/ Dele se dirá que enfraquece seu assento/ Mas ele permanecerá sentado por um longo tempo e em atividade mordaz” (traduzido pela CNN Brasil). O texto ainda acrescenta: “Um jovem de pele escura, com a ajuda do grande rei, entregará a bolsa a outro de cor vermelha.”
Vale destacar que as supostas profecias de Nostradamus, reunidas no livro “As Profecias”, não trazem datas, então dizer que as profecias são para o ano de 2025 especificamente não é muito preciso.
1. Guerras cruéis
Uma das previsões mais lembradas de Nostradamus é um conflito global, que envolveria vários países, atravessando até continentes. Poderíamos argumentar que esse conflito já aconteceu – com as Guerras Mundiais, por exemplo -, mas, olhando as várias tensões por partes do mundo, prever guerras não é lá muito difícil.
2. Desastres naturais
O francês também afirmava que aconteceriam desastres naturais, como terremotos e erupções vulcânicas, que trariam morte e destruição para milhões de pessoas ao redor do mundo.
3. Colapso econômico global?
Nostradamus também fala de uma severa crise financeira, que poderia espalhar dificuldades financeiras e econômicas pelo mundo todo. Em tempos de “tarifaço”, a profecia vaga ganha um tom de ameaça (e o rosto laranja de Donald Trump).
4. Avanços na tecnologia
Nem todas as profecias são sombrias e apocalípticas. O vidente também fala sobre avanços tecnológicos que ajudariam a melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.
5. Mudanças ambientais
No contexto da crise climática, as previsões de Nostradamus sobre mudanças no padrão do clima e como isso pode ter um profundo impacto no planeta, parece mais próximas do que nunca.